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Lo
carnavalesco en El Quijote de Cervantes: una ilustración
con el capítulo XX de la Primera Parte |
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Nome
do Autor: Amélie Adde |
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adde.@wanadoo.fr |
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Palavras-chave: Intertextualidade - literatura cavalheiresca - literatura carnavalesca |
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Minicurrículo: Amélie Adde, Maître de Conférences na Universidad de La Reunion (Francia), trabalha com Literatura do Século de Ouro e mais especificamente em teatro. Seus objetos de pesquisa são a leitura psicoanalítica do teatro calderoniano e o estudo da linguagem do teatro áureo, com toda sua especificidade. O carnaval e suas relações com os ritos ocupa un lugar central em suas pesquisas sobre a linguagem dramática. |
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Resumo: Um texto é sempre uma composição intertextual, etimologicamente uma tela que reúne fios de textos distintos, en dialogismo muito fascinante. Este é o caso do Quixote, que confronta, através da figura do cavalheiro e do escudeiro, espaços textuais antitéticos, como o são o cavalheiresco e o carnavalesco. Propomos aqui uma análise do funcionamento destes dois mundos literários e culturais, para mostrar precisamente como se interpenetram, desembocando em uma manipulação mútua por parte de ambos personagens. |
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Resumo: Un texto es siempre una composición intertextual, etimológicamente una tela que reúne hilos de distintos otros textos, en dialogismo mucho fascinante. Este es el caso del Quijote, que confronta, a través de la figura del caballero y del escudero, espacios textuales antitéticos, como lo son el caballeresco y el carnavalesco. Proponemos aquí un análisis del funcionamiento de estos dos mundos literarios y culturales, para mostrar precisamente como se interpenetran, desembocando en un manipulación mutua por parte ambos personajes. |
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