quixotemarca.jpg (3492 bytes) cabeçalho.gif (32232 bytes)

ARTIGO ON LINE

Arquivo em PDF, necessário o Acrobat Reader 

Para acessar o artigo, clique no título

215

La Red Educ@Tiva como herramienta para la igualdad de género: aplicación de Internet como nuevo espacio de comunicación y formación

Nome do Autor: José Maria Rodrigues Rodrigues

chema2x5@hotmail.com

Palavras-chave: Igualdade de gênero – novas tecnologias - intranet  

Currículo: José María Rodrigues Rodrigues é graduado em línguas estrangeiras modernas e especialista em metodologias didáticas. Foi professor de línguas estrangeiras, durante um ano, em 1998, no México, na UAED.  Deu aulas de espanhol em diferentes institutos no Brasil (1999-2000). Viajou para a Espanha para receber formação acadêmica na área de ensino de E/LE, fazendo o Mestrado em Enseñanza del E/LE na Universidad de Valladolid, em 2003-2005, obtendo o D.E.L.E  Superior e o DEA em língua espanhola. Atualmente está matriculado no doutorado de língua espanhola na UVa e trabalha como pesquisador MAE-AECI em projetos sobre lingüística de corpus. Trabalha também no desenvolvimento de ferramentas informáticas para a obtenção e análise de informação lingüística. Tal projeto culminará com a leitura de sua tese de doutorado, que propõe a criação de um padrão de comportamento que sistematize o uso funcional das preposições em espanhol e facilite seu ensino-aprendizagem.

Resumo: O presente trabalho de pesquisa se liga à área das novas tecnologias e da igualdade de gênero na Sociedade da Informação, e faz parte de um projeto mais amplo que está em vias de desenvolvimento, denominado SEDESSOPHIA. Neste artigo, esboçamos um projeto que propõe a integração das novas tecnologias na educação como uma ferramenta para impulsionar a igualdade de gênero. Assim, se destaca a necessidade de adaptação dos sistemas de educação mediante a criação de uma Intranet, que permitirá a incorporação de Internet e seus recursos adjacentes na sala de aula. O objetivo principal é refletir sobre como o emprego de novas tecnologias na sala de aula permitirá a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e ajudará a romper alguns estereótipos que induzem à vinculação do homem à tecnologia, e etiqueta a mulher como uma inepta para a informática. 

Resumen: El presente trabajo de investigación se enmarca en el área de las nuevas tecnologías y la igualdad de género en la Sociedad de la Información, y forma parte de un proyecto más amplio que está en vías de desarrollo, denominado SEDESSOPHIA. En este artículo, esbozamos un proyecto que propone la integración de las nuevas tecnologías en la educación como una herramienta para impulsar la igualdad de género. Asimismo, se destaca la necesidad de adaptación de los sistemas de educación mediante la creación de una Intranet, que permitirá la incorporación de Internet y sus recursos adyacentes en el aula. El objetivo principal es reflexionar sobre cómo el empleo de nuevas tecnologías en el aula permitirá la igualdad de oportunidades entre hombres y mujeres y ayudará a romper algunos estereotipos que inducen a la vinculación del hombre a la tecnología, y etiqueta a la mujer como una inepta para la informática.  

Home-page: [não disponível]

Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 26

Informações bibliográficas:
Rodrigues Rodrigues, José Maria. La Red Educ@Tiva como herramienta para la igualdad de género: aplicación de Internet como nuevo espacio de comunicación y formación. In: Hispanista, n. 26. [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo215.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes) HOME marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL 

marcador1.gif (1653 bytes)

NÚMERO ATUAL 

marcador1.gif (1653 bytes)

NÚMEROS ANTERIORES