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Pela minha voz cantam todos os pássaros do mundo: Cora Coralina e o inventário dos obscuros nos becos de Goiás

Nome do Autor:                          Clovis  Carvalho Britto

                         clovisbritto5@hotmail.com

Palavras-chave: Cora Coralina - poesia - sociedade

Currículo:  Doutorando em Sociologia pela Universidade de Brasília - UnB na linha de pesquisa Arte, Cultura e Pensamento Social. Mestre em Sociologia da Literatura pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Título da Dissertação: 'Sou Paranaíba pra cá': literatura e sociedade em Cora Coralina. Membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento da Universidade de Brasília.

Resumo: Apesar de inúmeros críticos ressaltarem o insulamento literário de Cora Coralina e a própria editora apresentar este discurso nas orelhas de seus livros nas recentes edições, percebemos que muitas de suas estratégias poéticas fazem eco com a tradição literária moderna e modernista. Dos vários pontos de contato de Cora com esta tradição optamos aqui por ressaltar seu diálogo com os obscuros, tornando-se voz dos socialmente destituídos de fala, ação que constitui uma das linhas de força de seu projeto literário.  

Resumen: Aunque muchos críticos destaquen el aislamiento literario de Cora Coralina y la  propia editora presentar este discurso en las solapas de sus libros en recientes ediciones, percibimos que muchas de sus estrategias poéticas hacen eco con la tradición literaria moderna y modernista. De los varios puntos de contacto de Cora con esta tradición  optamos aquí por subrayar su diálogo con los obscuros, haciéndose voz de los socialmente destituidos del habla, acción que se constituye una de las líneas de fuerza de su proyecto literario.   

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Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no
30

Informações bibliográficas:
Carvalho Britto, Clovis. Pela minha voz cantam todos os pássaros do mundo: Cora Coralina e o inventário dos obscuros nos becos de Goiás. In: Hispanista, n. 30. [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo238.htm

 

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