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La educación en los derechos humanos como plataforma para la convivencia pacífica

Nome do Autor:                              Wagner Luiz de Menezes

wagnerluiz@mandic.com.br

Palabras-chave: Convivência - direitos humanos - tolerância.

Currículo: Licenciado em Letras - Língua Espanhola, Língua Portuguesa e Literatura, pela Universidade do Vale do Itajaí, Mestrado em Ciências da Educação com Especialização em Gestão de Instituições Educacionais pela Universidad Autónoma de Asunción, Doutorando em Ciências da Educação na Universidad Tecnológica Intercontinental. Agraciado com o Mérito Universitário Catarinense – 2003, na área de Linguística, Letras e Artes. Atua como voluntário na Fundación Dequení do Paraguai, no Instituto Brasil Voluntário, na Pastoral da Criança e na Representação da UNESCO no Brasil. Docente da Rede Oficial de SC, Faculdade Educacional da Lapa (FAEL / EADCON), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI / EADCON), Rede Privada no Balneário Piçarras, SESI e Prefeitura de Penha. Atuando principalmente nas áreas: Antropologia Social, Educação Superior, Homem – ser social, Investigação Científica, IC Junior e Estudos Latinoamericanos.

Resumo: Se o homem tivesse consciência de seus valores em relação ao semelhante, não seria necessário falar de Direitos Humanos, seria uma questão de valores inatos em relação  à convivência com as diferenças entre os homens. Este artigo apresenta a relação escola e os DDHH, alguns entraves sócio-político-econômicos e perspectivas para o Século XXI. O respeito pelas peculiaridades, muitas vezes não é levado em conta nas relações familiares, então, a escola passa a ser um facilitador das relações humanas. O ensino das diversidades da espécie humana pode auxiliar na convivência no futuro.

Resumen: Si el hombre tuviese consciencia de sus valores en relación al semejante, no sería necesario hablar de Derechos Humanos, sería una cuestión de valores innatos en relación a convivencia con las diferencias entre los hombres. Este artículo presenta la relación escuela y los DDHH, algunos impedimientos socio-político-económicos y perspectivas para el Siglo XXI. El respecto por las peculiaridades, muchas veces no es tomado en cuenta en las relaciones familiares, entonces, la escuela pasa a ser un facilitador de las relaciones humanas. La enseñanza de las diversidades de la especie humana puede auxiliar en la convivencia en el futuro. 

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Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 30

Informações bibliográficas:
De Menezes Wagner Luiz. La educación en los derechos humanos como plataforma para la convivencia pacífica . In: Hispanista, n. 30. [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo239.htm

 

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