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Nome do Autor: Patrícia G. Germano |
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patricia.germanocesar@hotmail.com |
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Palavras-chave: Religião - Catolicismo - Jorge Amado. |
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Currículo: Patrícia Gomes Germano
possui Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual da
Paraíba (2001), Especialização em Lingüística e Literatura também pela
UEPB (2003), leciona na rede estadual e municipal da Paraíba com ampla
experiência em turmas de nível médio. Atualmente, é aluna da
pós-graduação da Universidade supracitada na qual integra o corpo
discente da turma pioneira do Mestrado em Literatura e
Interculturalidade e desenvolve pesquisas com enfoque em religiões
africanas na diáspora, identidades e gênero representados nas obras de
Jorge Amado. |
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Resumo: Cabe a esta a análise observar a estilização dos debates entre os diversos paradigmas religiosos que nortearam e que ainda norteiam o cristianismo, a partir da sua representação presente no texto literário, mais especificamente na composição de duas personagens católicas viventes de uma situação de conflito cujo palco é o romance amadiano O sumiço da santa: uma história de feitiçaria (1988). De certa forma, os debates agenciados pelos dois modelos de religiosidades cristãs protagonizados por Pe. Abelardo Galvão e por Dom Rodulph, trazem à cena literária um “reviver” dos conflitos eclesiais vividos pela igreja romana em tempos da colonização da América e que ainda encontram espaço na contemporaneidade, haja vista a luta pelas alteridades desempenhadas pelas identidades do agora. Como suporte teórico para esse estudo, faz-se uso das reflexões de Mignolo (2003), Cordiviola (2005), Boff (1992), entre outros. |
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Resumen: Cabe a esta análisis observar la estilización de los debates entre los diversos paradigmas religiosos que nortearon y que todavía nortean el cristianismo, a partir de su representación presente en el texto literario, más específicamente en la composición de dos personajes católicas vivientes de una situación de conflicto cuyo escenario es la novela amadiana O sumiço da santa: uma história de feitiçaria 1988). De cierta forma, los debates agenciados por los dos modelos de religiosidades cristianas protagonizados por Pe. Abelardo Galvão y por Don Rodulph, traen a la escena literaria un “revivir” de los conflictos eclesiásticos vividos por la iglesia romana en el tiempo de la colonización de América y que todavía encuentran espacio en la contemporaneidad, teniendo en cuenta la lucha por las alteridades desempeñadas por las identidades del ahora. Como suporte teórico para ese estudio, se hace necesario el uso de las reflexiones de Mignolo (2003), Cordiviola (2005), Boff (1992), entre otros. |
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