ARTIGO ON LINE
Para acessar o artigo, clique no título
303 | La paz a través de los textos literarios | |
Nome do Autor: Magdalena Aguinaga Alfonso |
||
|
magdalenaaguinaga@hotmail.com |
|
Palavras-chave: Paz - diálogo - literatura |
||
Currículo: Doutora em Literatura Espanhola pela Universidad de Santiago de Compostela desde 1993 com tese sobre José María de Pereda. Linhas de investigação: autores do Realismo Espanhol. Atualmente Catedrática de Língua e Literatura Espanhola do Ensino Médio em I.E.S. Carlos Casares de Vigo (Galícia, Espanha). Asesora Técnica del Ministerio de Educación, Cultura y Deporte de España de 2000 a 2006 no Canadá (York University en Toronto de 2000 a 2004 e Consultora de Espanhol no Departamento de Educación del Gobierno de Alberta em Edmonton (Canadá) de 2004 a 2006). Presidenta do DELE (Diploma del Español como Lengua Extranjera) em colaboração com o Instituto Cervantes de 2000 a 2004 emToronto (Canadá). Com 5 livros publicados e cerca de 50 artigos em revistas especializadas. |
||
Resumo: O desafio da educação e da cultura da paz é o de dar responsabilidade às pessoas para fazê-las protagonistas de sua própria história como instrumentos de transformação que no impliquem na destruição ou opressão alheia, e não transmitam intransigência, ódio e exclusão. A paz é a transformação criativa dos conflitos e suas palavras-chave são: o conhecimento, a imaginação, a compaixão, o diálogo, a solidariedade, a integração, a participação e a empatia. O direito à paz deve tomar corpo na educação de nossos alunos através da educação literária. |
||
Resumen: El reto de la educación y de la cultura de la paz es el de dar responsabilidad a las personas para hacerlas protagonistas de su propia historia como instrumentos de transformación que no impliquen la destrucción u opresión ajena, y no transmitan intransigencia, odio y exclusión. La paz es la transformación creativa de los conflictos y sus palabras-clave son: el conocimiento, la imaginación, la compasión, el diálogo, la solidaridad, la integración, la participación y la empatía. El derecho a la paz debe tomar cuerpo en la educación de nuestros alumnos a través de la educación literaria. |
Home-page: não disponível |
||
Sobre
o texto: |
||
Informações bibliográficas: Aguinaga Alfonso, Magdalena. La paz a través de los textos literarios. In: Hispanista, n. 40 [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo303.htm |