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O ensino de filosofia e o mistério da encruzilhada

Nome do Autor:        Guilherme Augusto Rezende Lemos

guilhermealemos@yahoo.com.br

Palavras-chave:       Filosofia - mistério - encruzilhada

Currículo: Guilherme Lemos é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (PROPED), texto produzido para o projeto Tecendo Alternativas Curriculares Locais. Professor  de Filosofia do C.E. Dr. João Gomes de Mattos Sobrinho–Maricá-RJ, mestre em filosofia–UERJ-2001, participante do Grupo de Pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura do PROPEd/UERJ.

Resumo: Diz a sabedoria nagô que a encruzilhada suscita movimento e mistério, reino de Exu, o ponto de interseção de um feixe de caminhos, se traduz como o momento da escolha, seu ônus e seu bônus. A encruzilhada é o ambiente da aporia e da dialética, seara de Exu, nela todo sentido torna-se o contrário do esperado, todo não sentido ou objeto da não escolha se traduz como dúvida e angústia. Eis o mistério da encruzilhada: optar é sempre negar.

Resumen: La sabiduría nagô dice que el cruce suscita movimiento y misterio, reino de Exu, el punto de intersección de un haz de caminos, se traduce  como el momento de la elección, sin encargo y sin bono. El cruce es el ambiente de dificultad y de la dialéctica, tierra de Exu, en ella todo sentido se torna el contrario de lo  esperado, todo el no sentido o objeto de la no opción se traduce como duda y angustia. Ahí el  misterio del cruce: optar es siempre negar.

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Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 40

Informações bibliográficas: Lemos, Guilherme Augusto Rezende. O ensino de filosofia e o mistério da encruzilhada. In: Hispanista, n.  40[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo307.htm

 

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