quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

Para acessar o artigo, clique no título

       311

O mundo picaresco de Mendoza

Nome do Autor:                                       Adelto Gonçalves

marilizadelto@uol.com.br

Palavras-chave:  Literatura espanhola - novela picaresca - Catalunha

 

Currículo: Adelto Gonçalves, 1951, Santos-SP, é doutor em Literatura Portuguesa e mestre em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana pela Universidade de São Paulo (USP). É assessor de imprensa e professor titular dos cursos de Direito da Universidade Paulista (Unip) e de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos-SP. Cursou o pós-doutorado com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp). Jornalista desde 1972, trabalhou em O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Editora Abril e A Tribuna, de Santos. Foi correspondente em Lisboa da revista Época em 1999-2000. Publicações: Mariela Morta , Os vira-latas da madrugada, Fernando Pessoa: a voz de Deus , Gonzaga, um poeta do Iluminismo, Barcelona Brasileira e Bocage: o perfil perdido .  Escreveu prefácios para dois livros de contos de Machado de Assis publicados em 2006 e 2007 pelo Centro Lusófono Camões da Universidade Estatal Pedagógica Hertzen, de São Petersburgo, Rússia, em edição bilíngüe russo-portuguesa, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Foi escolhido com mais 11 especialistas pessoanos para participar do livro Studi su Fernando Pessoa, publicado em março de 2010 por Edizione dell´Urogallo, de Perugia, Itália.

Resumo: Eduardo Mendoza é hoje um dos maiores escritores da Literatura Espanhola contemporânea e um dos que mais livros vendem. Consagrado com o romance La ciudad de los prodigios (Seix-Barral, 1986), seu único livro publicado no Brasil (A cidade dos prodígios, São Paulo, Companhia das Letras, 1987),  que já vendeu mais de 200 mil exemplares, o autor, no total,  já deu à luz 17 títulos, tendo vendido cerca de um milhão e meio de exemplares. Só o recente El asombroso viaje de Pomponio Flato (Seix Barral, 2008), passou dos 500 mil exemplares. Como seus livros “vendem como churros” – para se repetir aqui uma típica frase mendozina –, ele vive de direitos autorais há três décadas, privilégio reservado a poucos, mesmo na Espanha.

Resumen: Eduardo Mendoza es hoy uno de los más grandes escritores de la Literatura Espanhola contemporánea y uno de los   que más libros venden. Consagrado con la novela La ciudad de los prodigios (Seix-Barral, 1986), su único libro publicado en Brasil (A cidade dos prodígios, São Paulo, Companhia das Letras, 1987),  que ha vendido más de 200 mil ejemplares, el autor, en total,  ya dio a la luz 17 títulos, y se vendieron cerca de un millón y medio de ejemplares. El recién El asombroso viaje de Pomponio Flato (Seix Barral, 2008), pasó de 500 mil ejemplares. Como sus libros “venden como churros” – para se repetir aquí una típica frase mendozina –, él vive de derechos autorales hace tres décadas, privilegio reservado a pocos, mismo en España.

Home-page: não disponível

Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 41

Informações bibliográficas: Gonçalves, Adelto. O mundo picaresco de Mendoza.  In: Hispanista, n. 41 [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo311.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes) HOME marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL 

marcador1.gif (1653 bytes)

NÚMERO ATUAL 

marcador1.gif (1653 bytes)

NÚMEROS ANTERIORES