quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

Para acessar o artigo, clique no título

 

328

      Os dilemas da busca da verdade em A grande arte, de Rubem Fonseca

Nome do Autor:              Geice Peres Nunes

geicepn@gmail.com

Palavras-chave:  Verdad - narrativa brasileira contemporânea - relativização

Currículo: Geice Peres Nunes é licenciada em Letras, com habilitação em Espanhol,  pela UFSM e respectivas literaturas. Mestre em Letras pela UFSM, Doutoranda em Letras em Estudos Literários pela mesma universidade e bolsista da CAPES.

Resumo: O presente ensaio apresenta uma análise da questão da verdade na obra A grande arte, de Rubem Fonseca. Para tanto, investiga a forma como a personagem Mandrake relativiza essa noção ao empreender sua investigação sobre alguns casos de assassinato. Assim, o discurso do protagonista, bem como das demais personagens, evidencia os conflitos que a idéia de “verdade” produz, já que é um conceito posto em xeque na sociedade contemporânea.

Resumen: El presente ensayo presenta un análisis acerca del concepto de verdad en A grande arte, de Rubem Fonseca. Para eso, investiga como el personaje Mandrake vuelve relativa esa noción al emprender su investigación acerca de algunos casos de asesinato. Así, el  discurso del protagonista, igualmente a los demás personajes, evidencia los conflictos que la idea de “verdad” produce, ya que es un concepto puesto a prueba en la sociedad contemporánea.

Home-page: não disponível

Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 43

Informações bibliográficas:
Nunes, Geice Peres.
Os dilemas da busca da verdade em A grande arte, de Rubem Fonseca  In: Hispanista, n. 43 [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo328.htm