quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

Para acessar o artigo, clique no título

     381

                    Pedra Bonita e a denúncia do atraso nordestino em tempos de modernidade

Nome do Autor:                                                         Geice Peres Nunes

geicepn@gmail.com

Palavras-chave:              Atraso - nordeste - modernidade

Currículo: Geice Peres Nunes é licenciada em Letras, com habilitação em Língua Espanhola e respectivas literaturas, pela UFSM. Mestre em Letras pela UFSM, Doutoranda em Letras em Estudos Literários pela mesma universidade e bolsista da CAPES.

Resumo: O presente ensaio se propõe a investigar aspectos da modernidade presentes no romance Pedra Bonita, de José Lins do Rego. Para tanto, orienta-se na coordenada espacial como o elemento estrutural capaz de dar suporte para uma análise que se debruça nas questões ligadas ao messianismo e ao cangaço como posturas justificadoras do atraso no sertão nordestino do Brasil. 

Resumen: El presente ensayo se propone a investigar los aspectos de la modernidad presentes en la novela Pedra Bonita, de José Lins do Rego. Con este propósito, se orienta por la coordinada espacial como elemento estructural capaz de dar soporte para un análisis que se vuelve a estudiar cuestiones sujetadas al “messianismo” y al “cangaço” como posturas justificadoras del atraso en el sertón del nordeste de Brasil.

Home-page: não disponível

Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 49

Informações bibliográficas:  Nunes, Geice Peres. Pedra Bonita e a denúncia do atraso nordestino em tempos de modernidade.  In: Hispanista, n. 49. [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo381.htm
 

 

marcador1.gif (1653 bytes) HOME marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL 

marcador1.gif (1653 bytes)

NÚMERO ATUAL 

marcador1.gif (1653 bytes)

NÚMEROS ANTERIORES