ARTIGO ON LINE
477 | ||
Nome do Autor: Rita de Cássia M. Diogo |
||
|
ritauerj@gmail.com |
|
Palavras-chave: Literatura - fotografia - filosofia |
||
Currículo: Possui Pós-Doutorado em Cinema Latino-Americano (Universidad de Buenos Aires - UBA) e Pós-Doutorado em Filosofia e Cinema (UFMG), Doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Graduação do Curso de Português-Espanhol e respectivas literaturas, no Programa de Pós-Graduação em Letras Stricto Sensu (Curso de Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada e de Doutorado em Literatura Comparada), e Lato Sensu, Especialização em Língua Espanhola - Instrumental para a leitura. Possui experiência na área de Culturas e Literaturas de Língua Espanhola, atuando também na área de tradução/versão espanhol-português-espanhol. |
||
Resumo: Análise do conto “Apocalipsis de Solentiname” (1983), de Julio Cortázar, a partir do diálogo entre fotografia e texto literário, imagem e escrita, segundo os estudos de Vilém Flusser sobre a “imagem técnica” e sua relação com a “Pós-História” em Filosofia da caixa preta(2011). Nosso trabalho vai assim desvelando a coincidência entre o projeto literário de Cortázar e o seu conceito de fotografia, tal como o autor argentino o expressa em “Ventanas abertas para lo insólito” (2009). |
||
Resumen: Análisis del cuento “Apocalipsis de Solentiname” (1983), de Julio Cortázar, a partir del diálogo entre fotografía y texto literario, imagen y escrita, según los estudios de Vilém Flusser sobre la “imagen técnica” y su relación con la “Poshistoria” enFilosofia da caixa preta (2011). Nuestro trabajo desvela así la coincidencia entre el proyecto literario de Cortázar y su concepto de fotografía, tal como el escritor argentino lo expresa en “Ventanas abertas para lo insólito” (2009). |
Home-page: não disponível |
||
Sobre
o texto: |
||
Informações bibliográficas: Diogo, Rita de Cássia M. Cortázar fotógrafo: uma narrativa aberta par o insólito. In: Hispanista, n. 59. [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo477.htm |