ARTIGO ON LINE
501 | ||
Nome do Autor: Carlos Renato Carola |
||
|
crc@unesc.net |
|
Palavras-chave: Antropocentrismo - banalidade do mal ambiental - ecologia profunda |
||
Currículo: Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP/Brasil) e professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC); leciona a disciplina de História da América e desenvolve pesquisa em História Ambiental e História da Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação. |
||
Resumo: Este trabalho parte da premissa de que o sistema escolar moderno também tem sua cota de responsabilidade em relação à crise ambiental. Assim, nossa pesquisa procura mostrar o lugar da natureza no pensamento pedagógico brasileiro, no período de 1930 a 1984. Caracterizamos as principais configurações da pedagogia antropocêntrica com base no conceito de “banalidade do mal ambiental” e na análise das fontes documentais e bibliográficas selecionadas (livros didáticos, bibliografia da área educacional, entre outras). |
||
Resumen: Este trabajo parte de la premisa de que el sistema escolar moderno también tiene su cota de responsabilidad en relación a la crisis ambiental.Así, nuestra investigación busca mostrar el lugar de la naturaleza en el pensamiento pedagógico brasileño, en el periodo de 1930 a 1984.Caracterizamos las principales configuraciones de la pedagogía antropocéntrica con base en el concepto de “banalidad del mal ambiental” yen el análisis de las fuentes documentales y bibliográficas seleccionadas (libros didácticos, bibliografía del área educacional, entre otras). |
Home-page: não disponível |
||
Sobre
o texto: |
||
Informações bibliográficas: Carola, Carlos Renato. El lugar de la naturaleza en la praxis de la pedagogía antropocéntrica: una reflexión sobre la banalidad del mal ambiental en la historia de la educación brasilera (1930-1984). In: Hispanista, n. 62[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo501.htm |