quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

   505

 O uso de músicas como recurso para o ensino dos pretéritos em Língua Espanhola: uma proposta sociolinguística

Nome do Autor:    Valdecy de Oliveira Pontes &  Denísia Kênia Feliciano Duarte  & Lyvia Lea de Oliveira Pereira

    valdecy.pontes@ufc.br -  livyalea010@hovtmail.com - denisia_duarte@hotmail.com     

Palavras-chave:         Ensino dos pretéritos _ variação linguística- letras de músicas

Currículo:  

Valdecy de Oliveira Pontes - Estágio Pós-doutoral em Estudos da Tradução (UFSC); doutorado em Linguística (UFC); mestrado em Linguística Aplicada (UECE), licenciatura em Letras – Português-Espanhol (UFC). Professor do Curso de Letras-Espanhol e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (UFC). Pesquisa: Tradução e Ensino de Línguas, Aspecto, Modalidade e Tempos verbais. Líder do grupo de pesquisaSOCIOLIN-LE.  

Lyvia Lea de Oliveira Pereira - Graduada em Letras-Espanhol (UFC/2014); Cursa Mestrado em Estudos da Tradução (UFC/2015). e-mail:

Denísia Kênia Feliciano Duarte - Graduada em Letras-Espanhol (UFC/2014); Cursa Mestrado em Estudos da Tradução(UFC/2015).

 Resumo: O presente artigo deter-se-á em uma proposta de análise sociolinguística a partir de letras de músicas,com o objetivo de sugerir estratégias para o ensino do pretérito perfeito (simples e composto) da língua espanhola, em aulas de espanhol para alunos brasileiros do ensino médio. Para isso, explorar-se-ão alguns usos linguísticos destes tempos verbais, na Espanha, Argentina e México, considerando o fenômeno da variação linguística.

Resumen: El presente artículo se detendrá a una propuesta de análisis sociolingüístico, a partir de letras de canciones, con el objetivo de sugerir estrategias para la enseñanza del pretérito perfecto simple y compuesto de la lengua española, en clases de español para alumnos brasileños de la enseñanza media. Para ello, se explorarán algunos usos lingüísticos de estos tiempos verbales, en España, Argentina y México, teniendo en cuenta la variación lingüística.

Home-page: não disponível

Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 63

Informações bibliográfica: Pontes, Valdecy de Oliveira & Pereira, Lyvia Lea de Oliveira & Duarte, Denísia Kênia Feliciano. O uso de músicas como recurso para o ensino dos pretéritos em Língua Espanhola: uma proposta sociolinguística. In: Hispanista, n. 63[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo505.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL