ARTIGO ON LINE
|
505 |
O uso de músicas como recurso para o ensino dos pretéritos em Língua Espanhola: uma proposta sociolinguística |
Nome do Autor: Valdecy de Oliveira Pontes & Denísia Kênia Feliciano Duarte & Lyvia Lea de Oliveira Pereira |
||
|
valdecy.pontes@ufc.br - livyalea010@hovtmail.com - denisia_duarte@hotmail.com |
|
Palavras-chave: Ensino dos pretéritos _ variação linguística- letras de músicas |
||
Currículo: Valdecy de Oliveira Pontes - Estágio Pós-doutoral em Estudos da Tradução (UFSC); doutorado em Linguística (UFC); mestrado em Linguística Aplicada (UECE), licenciatura em Letras – Português-Espanhol (UFC). Professor do Curso de Letras-Espanhol e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (UFC). Pesquisa: Tradução e Ensino de Línguas, Aspecto, Modalidade e Tempos verbais. Líder do grupo de pesquisaSOCIOLIN-LE. Lyvia Lea de Oliveira Pereira - Graduada em Letras-Espanhol (UFC/2014); Cursa Mestrado em Estudos da Tradução (UFC/2015). e-mail: Denísia Kênia Feliciano Duarte - Graduada em Letras-Espanhol (UFC/2014); Cursa Mestrado em Estudos da Tradução(UFC/2015). |
||
Resumo: O presente artigo deter-se-á em uma proposta de análise sociolinguística a partir de letras de músicas,com o objetivo de sugerir estratégias para o ensino do pretérito perfeito (simples e composto) da língua espanhola, em aulas de espanhol para alunos brasileiros do ensino médio. Para isso, explorar-se-ão alguns usos linguísticos destes tempos verbais, na Espanha, Argentina e México, considerando o fenômeno da variação linguística. |
||
Resumen: El presente artículo se detendrá a una propuesta de análisis sociolingüístico, a partir de letras de canciones, con el objetivo de sugerir estrategias para la enseñanza del pretérito perfecto simple y compuesto de la lengua española, en clases de español para alumnos brasileños de la enseñanza media. Para ello, se explorarán algunos usos lingüísticos de estos tiempos verbales, en España, Argentina y México, teniendo en cuenta la variación lingüística. |
Home-page: não disponível |
||
Sobre
o texto: |
||
Informações bibliográfica: Pontes, Valdecy de Oliveira & Pereira, Lyvia Lea de Oliveira & Duarte, Denísia Kênia Feliciano. O uso de músicas como recurso para o ensino dos pretéritos em Língua Espanhola: uma proposta sociolinguística. In: Hispanista, n. 63[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo505.htm |