quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

   516

       Reconstrução da identidade feminina através da ironia

Nome do Autor:                                                  Karine Rocha                       

                                         karinerocha79@yahoo.com.br

Palavras-chave:         Gênero - ironia - literatura argentina

Currículo: Karine Rocha é doutora em Teoria da Literatura pela UFPE (2014) e professora de literaturas de língua espanhola pela mesma instituição. Atua na área de gênero e literatura, sendo coordenadora do Núcleo de Pesquisa Mulher, Literatura e Sociedade.

 Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a ironia como recurso poético na obra de Alfonsina Storni. Em alguns de seus poemas, a escritora da vanguarda argentina utiliza a ironia como forma de reconstruir a identidade feminina. Desta forma, Storni coloca em questão os mitos que tradicionalmente permeiam o gênero feminino na sociedade ocidental.

Resumen: Este artículo tiene como objetivo analizar la ironía y la función poética en la obra de Alfonsina Storni. En algunos de sus poemas, la escritora de la vanguardia argentina utiliza la ironía como una forma de reconstruir la identidad femenina. Por lo tanto, Storni cuestiona los mitos que tradicionalmente permean el género femenino en la sociedad occidental. 

Home-page: não disponível

Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 64

Informações bibliográfica: Rocha, Karine. Reconstrução da identidade feminina através da ironia.  In: Hispanista, n. 64[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo516.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL