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   517            Ensino de teatro para pessoas com síndrome de down

Nome do Autor:  Denise Marcos Bussoletti &  Krischna Silveira Duarte  & Vagner de Souza Vargas & Gabriel Almeida Nogueira                

     denisebussoletti@gmail.com           krischna.duarte@gmail.com          vagnervarg@yahoo.com.br           gabnog88@gmail.com                                                            

Palavras-chave:         Teatro - síndrome Down - estética de la ginga - pedagogía de frontera

Currículo: 

Doutora em Psicologia, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas. Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, Brasil.

Doutoranda em Educação, mestre em Educação Ambiental, graduada em Comunicação Social Atua em linguagens audiovisuais, televisão, Educação Ambiental, pedagogia da comunicação, mídia e infância, produção de subjetividade.

Doutorando em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), bolsista CAPES, Licenciado em Teatro.

Estudante de Graduação em Teatro, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), bolsista do Programa Fronteiras da Diversidad.

 Resumo: São escassos os trabalhos que tratam de maneiras efetivas de abordar o ensino da dramaturgia utilizando processos lúdicos, afetivos, sensoriais, estéticos e poéticos com jovens com Síndrome de Down no Brasil. O Projeto Teatro Down faz parte das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Artes, Linguagens e Subjetividades (NALS), da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), e se propõe a desenvolver aulas de teatro para pessoas com essa síndrome. Partindo das propostas da Pedagogia de Fronteira e Estética da Ginga, as aulas utilizaram como metodologia os jogos teatrais. A inovação desse projeto se refere ao fato de que o ministrante das aulas também possui a Síndrome de Down. As proposições metodológicas desse projeto ainda estão sendo desenvolvidas, contudo, as aulas têm contribuído para a compreensão de como ocorrem os processos pedagógicos específicos para esse público, por meio do teatro.

Resumen: Existen muy pocos trabajos que tratan de maneras efectivas de abordar la enseñanza de la dramaturgia, utilizando procesos lúdicos, afectivos, sensoriales, estéticos y poéticos con jóvenes con el Síndrome Down en Brasil. El Proyecto Teatro Down forma parte de una de las actividades desarrolladas por el Núcleo de Artes, Lenguajes y Subjetividades (NALS), de la Universidad Federal de Pelotas (UFPEL) y se propone a desarrollar clases de teatro para personas con ese síndrome. Partiendo de las propuestas de Pedagogía de la Frontera y Estética de la Ginga, las clases de teatro utilizarán como metodología los juegos teatrales. La innovación de ese proyecto se refiere al facto de que el ministrante de las clases también posee Síndrome Down. El carácter innovador de las proposiciones metodológicas de ese proyecto aún está siendo desarrollado. Sin embargo, hasta el momento, las clases de teatro contribuyeron para la comprensión de como ocurren los procesos pedagógicos específicos para ese público por medio del teatro.

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Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 64

Informações bibliográfica: Bussoletti, Denise Marcos  &  Duarte, Krischna Silveira & Vargas, Vagner de Souza & Nogueira, Gabriel Almeida . Enseño de teatro para personas con síndrome down. In: Hispanista, n. 64[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo517.htm

 

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