quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

   522

  A cultura midiática e a formação de novos costumes                   

Nome do Autor:                                          Carlos Alberto Machado

                           cipexbr@yahoo.com

Palavras-chave:        comunicação - culturas híbridas - cultura midiática -jovens

Currículo: Carlos Alberto Machado é licenciado em Pedagogia pela Universidade TUIUTI do Paraná (1992), especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão - IBPEX (1995), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2000) e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUCRJ (2009), atua como professor adjunto do Departamento de Pedagogia (DEPED) na Universidade Estadual Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).

 Resumo:  O objetivo deste artigo é a análise das práticas de jovens que se autodenominam otaku e que utilizam pequenas placas de fórmica para comunicação interna em animencontros (eventos de animes) que costumam freqüentar. Observa-se entre outras coisas, como esses jovens lidam com valores e comportamentos presentes nas narrativas japonesas e nos complexos rituais e sistemas de normas.

Resumen: El propósito de este artículo es el análisis de las prácticas de jóvenes que se hacen llamar otaku y el uso de pequeñas placas de Formica para la comunicación interna en animencontros (eventos de anime) que por lo general asisten. Se observa, entre otras cosas, que estos jóvenes se ocupan de los valores y los comportamientos presentes en las narrativas japoneses y rituales complejos y sistemas de reglas.

Home-page: não disponível

Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 65

Informações bibliográficas: Machado, Carlos Alberto.  A cultura midiática e a formação de novos costumes . In: Hispanista, n. 65[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo522.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL