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 Leitura do Auto de São Lourenço de José de Anchieta: Teatro e pedagogia no aldeamento  

Nome do Autor:                                              Paulo Romualdo Hernandes

                                  paulorh_mancini@hotmail.com

Palavras-chave:        Teatro educativo - teatro jesuítico - América portuguesa século XVI

Currículo: Professor adjunto na Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais. Mestre e Doutor em Educação pela Unicamp, na área de Conhecimento, Linguagem, Arte e Educação. É membro do grupo de pesquisa Península Ibérica: da Antiguidade Tardia à Reconquista. Publicou o livro “O Teatro de José de Anchieta: Arte e Pedagogia no Brasil Colônia”, pela Editora Alínea, com apoio da FAPESP. Publicou recentemente os artigos: “O Teatro Jesuíta na América Portuguesa”, pela Revista Leitura: Teoria & Prática, e “José de Anchieta, o Teatro e a Educação dos Moços do Colégio de Jesus na Bahia do Século XVI”, pela Revista Histedbr On-line.

 Resumo: Neste ensaio apresento estudo do teatro pedagógico de José de Anchieta, sobretudo para os índios, tendo alguns trechos do auto de São Lourenço como mote para desenvolver minha tese. Anchieta empregou em seu teatro muitos recursos, incluindo misturas de culturas, para atingir seus objetivos, que era o ensino da moral e fé cristã.  

Resumen: En este ensayo presento un estudio del teatro pedagógico de José de Anchieta, sobre todo en lo que se refiere a los indígenas, teniendo algunos párrafos del auto de São Lourenço como mote para desarrollar mi tesis. Anchieta empleó en su teatro muchos recursos, en los cuales se incluyen mezclas de culturas, para atingir sus objetivos, que era la enseñanza de la fe y la moral cristiana.

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Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 65

Informações bibliográficas: Hernandes, Paulo Romualdo. Leitura do Auto de São Lourenço de José de Anchieta: Teatro e pedagogia no aldeamento..  In: Hispanista, n. 65[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo523.htm

 

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