quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

   524

Ketama y al-motamid dos puentes literarios  que unen M Marruecos y España en tiempos del protectorado

Nome do Autor:                                      Zakariae Charia

                                 zakaria.charia@gmail.com

Palavras-chave:       Revistas literárias - Marrocos -Espanha - marroquismo - protetorado

Currículo:  Hispanista marroquino, doutor em Literatura Espanhola pela Universidad Complutense de Madrid e professor na Universidad Abdelmelk Es-Saadi de Tetuan, Marrocos.

 Resumo: As revistas poéticas espanholas no Marrocos tiveram um papel primordial quando aproximaram o pensamento espanhol ao marroquino e  acabaram com a ideia que reinava na península de que Marrocos era um país selvagem, carente de toda cultura, enquanto a realidad dizia o contrário, porque neste país norte africano havia poetas, escritores, historiadores, inteletuais com um gosto muito refinado e uma cultura arraigada na história.  

Resumen: Las revistas poéticas espanholas no Marrocos tiveram um papel primordial quando aproximaram o pensamento espanhol ao marroquino e  acabar com a ideia que reinava na península de que Marrocos era um país selvagem, carente de toda cultura, enquanto a realidad dizia o contrário, porque neste país norte africano havia poetas, escritores, historiadores, inteletuais con um gosto muito refinado e uma cultura arraigada na história.

Home-page: não disponível

Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 65

Informações bibliográficas: Charia, Zakariae.  Ketama y al-motamid dos puentes literarios  que unen Marruecos y España en tiempos del protectorado. In: Hispanista, n. 65[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo524.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL