quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

   534

Catástrofes e ecologia da ação: implicações práticas para a educação do século XXI                     

Nome do Autor:          Geraldo Antônio da Rosa  & Lucia Ceccato de Lima  & Marina Patrício de Arruda

  

                                  geraldorosa06@gmail.com

                                   ceccato@brturbo.com.b

                                    marininh@terra.com.br

Palavras-chave:       Catástrofes - Ecologia da ação - Educação - Reforma do Pensamento

Currículo:  

Geraldo Antônio da Rosa, doutor em Teologia: Religião e Educação, Pós-doutor em Humanidades Universidade Carlos III - Madr-Es, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul.

Lucia Ceccato de Lima, doutora em Engenharia Ambiental. Docente do Programa de Pós - graduação em Educação (PPGE) e do Programa Ambiente e Saúde (PPGAS) da Universidade do Planalto Catarinense –

Marina Patrício de Arruda, doutora em Serviço Social, Pós-doutorado em Educação pela PUCRS Docente do Programa de Pós - graduação em Educação (PPGE) e do Programa Ambiente e Saúde (PPGAS) da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC. 

 Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir a relação entre catástrofes e ecologia da ação considerando as possíveis implicações dessa reflexão para a educação do século XXI. A humanidade, nesta segunda década do século XXI, vivencia de forma perplexa situações de catástrofes que colocam em risco a sobrevivência planetária. A ecologia da ação alerta-nos para o fato de que uma ação lançada ao mundo não depende apenas da vontade de quem a pratica, depende também dos contextos nos quais se insere, ou seja, das condições sociais, biológicas, culturais, políticas que acabam por delinear novos sentidos. Neste sentido, acredita-se que a educação tem um importante papel no que concerne à reforma do pensamento, cujas consequências existenciais, éticas e cívicas seriam capazes de nos dar um rumo.

Resumen: Este artículo tiene como objetivo discutir la relación entre los desastres y la acción de la ecología teniendo en cuenta las posibles consecuencias de esta reflexión para la educación del Siglo XXI. La humanidad, en esta segunda década de este siglo, las experiencias tan perplejas situaciones de catástrofes que amenazan la  supervivencia del planeta. La acción de la ecología nos alerta sobre el hecho de que una acción puso en marcha el mundo no depende únicamente de la voluntad de los que la practican también depende del contexto en el que opera, es decir, social, biológica, cultural, política para poner fin delineando nuevas direcciones. En este sentido, se cree que la educación juega un papel importante en lo que respecta a la reforma de pensamiento, cuyas consecuencias existenciales, éticos y cívicos sería capaz de darnos una dirección.

Home-page: não disponível

Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 66

Informações bibliográficas: Rosa, Geraldo Antônio da & Lima, Lucia Ceccato de & Arruda, Marina Patrício de. Catástrofes e ecologia da ação: implicações práticas para a educação do século XXI. In: Hispanista, n. 66[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo534htm             

   

 

marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL