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Catástrofes e ecologia da ação: implicações práticas para a educação do século XXI     

  Nombre del Autor:  Geraldo Antônio da Rosa  & Lucia Ceccato de Lima  & Marina Patrício de Arruda

                         geraldorosa06@gmail.com  

                          ceccato@brturbo.com.b

                          marininh@terra.com.br

Palabras clave:   Catástrofes - acción de ecología - educación - la reforma del pensamiento

Currículo:

Geraldo Antônio da Rosa, doctor en Teologia: Religião e Educação, Postsdoctor r en Humanidades Universidade Carlos III - Madr-Es, profesor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul.

Lucia Ceccato de Lima, doctora en Engenharia Ambiental. Docente del  Programa de Pós - graduação em Educação (PPGE) y del Programa Ambiente e Saúde (PPGAS) da Universidade do Planalto Catarinense –

Marina Patrício de Arruda, doctora en Serviço Social, Postdoctorado en Educação por la PUCRS. Docente del Programa de Pós - graduação em Educação (PPGE) e do Programa Ambiente e Saúde (PPGAS) da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC. 

Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir a relação entre catástrofes e ecologia da ação considerando as possíveis implicações dessa reflexão para a educação do século XXI. A humanidade, nesta segunda década do século XXI, vivencia de forma perplexa situações de catástrofes que colocam em risco a sobrevivência planetária. A ecologia da ação alerta-nos para o fato de que uma ação lançada ao mundo não depende apenas da vontade de quem a pratica, depende também dos contextos nos quais se insere, ou seja, das condições sociais, biológicas, culturais, políticas que acabam por delinear novos sentidos. Neste sentido, acredita-se que a educação tem um importante papel no que concerne à reforma do pensamento, cujas consequências existenciais, éticas e cívicas seriam capazes de nos dar um rumo.

Resumen: Este artículo tiene como objetivo discutir la relación entre los desastres y la acción de la ecología teniendo en cuenta las posibles consecuencias de esta reflexión para la educación del Siglo XXI. La humanidad, en esta segunda década de este siglo, las experiencias tan perplejas situaciones de catástrofes que amenazan la  supervivencia del planeta. La acción de la ecología nos alerta sobre el hecho de que una acción puso en marcha el mundo no depende únicamente de la voluntad de los que la practican también depende del contexto en el que opera, es decir, social, biológica, cultural, política para poner fin delineando nuevas direcciones. En este sentido, se cree que la educación juega un papel importante en lo que respecta a la reforma de pensamiento, cuyas consecuencias existenciales, éticos y cívicos sería capaz de darnos una dirección.

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Sobre el texto:
Texto insertado en la revista Hispanista no 66

Informaciones bibliográficas: Rosa, Geraldo Antônio da & Lima, Lucia Ceccato de & Arruda, Marina Patrício de. Catástrofes e ecologia da ação: implicações práticas para a educação do século XXI. In: Hispanista, n.66[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo534esp.htm

 

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