quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

   552

  Educação popular e questão social na América Latina: da desigualdade à resistência

Nome do Autor:                                     Geraldo Antônio da Rosa & Daniela Quadros da Silva

                               garosa6@ucs.br 

                                        dqsilva@ucs.br

Palavras-chave:   Educação Popular - América Latina - questão Social

Currículo: 

Geraldo Antônio da Rosa possui Graduação em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque, Mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense e Doutorado em teologia pela Escola Superior de Teologia. É docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul.

Daniela Quadros da Silva possui Graduação em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul. É mestranda e bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul.

 

 Resumo: O estudo tem como tema central a educação popular no contexto latino-americano. O objetivo é contextualizar a educação popular na América Latina evidenciando suas interfaces com a questão social em suas dimensões constitutivas: a desigualdade e também a resistência. O trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado em andamento cabendo ressaltar que pauta-se pela perspectiva teórica histórico-crítica. Espera-se que as considerações evidenciadas, ao não encerrarem o debate, possam contribuir para o estabelecimento de novas reflexões capazes de problematizar com maior propriedade nossa história e, por isso melhor compreender nosso presente e pensar nos limites e possibilidades para nosso futuro.  

Resumen: El estudio tiene como temática principal la educación popular en el contexto latinoamericano. El objetivo es contextualizar la educación en LatinoAmérica evidenciando sus interfaces con la questión social en sus dimensiones constitutivas: no sólo la desigualdad sino la resistencia. El trabajo es fruto de una investigación de maestría en marcha lo que cabe resaltar que se regla por la perspectiva teórica histórico-crítica. Se espera que las consideraciones evidenciadas, cuando se finalizen el debate, puedan contribuir para el establecimiento de nuevas reflexiones capaces de problematizar con más grande propriedad nuestra historia y, así comprender mejor nuestro presente y pensar en los límites y posibilidades para nuestro futuro.  

Home-page: não disponível

Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 69

Informações bibliográfica: Rosa, Geraldo Antônio da & Silva, Daniela Quadros da. Educação popular e questão social na América Latina: da desigualdade à resistência. In: Hispanista, n. 69[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo552.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL