ARTÍCULO ON LINE
Para acceder al artículo, pulse el título
|
552 |
Educação popular e questão social na América Latina: da desigualdade à resistência |
Nombre del Autor: Geraldo Antônio da Rosa & Daniela Quadros da Silva |
||
garosa6@ucs.br | ||
Palabras clave: Educación popular - Latinoamérica - questión Social |
||
Currículo: Geraldo Antônio da Rosa, doctor en Teología: Religión y Educación, Postsdoctor en Humanidades, Universidade Carlos III - Madrid-España, profesor del Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Daniela Quadros da Silva posee Graduación en Serviço Social por la Universidade de Caxias do Sul. Es maestranda y becaria de CAPES del Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. |
||
Resumo: O estudo tem como tema central a educação popular no contexto latino-americano. O objetivo é contextualizar a educação popular na América Latina evidenciando suas interfaces com a questão social em suas dimensões constitutivas: a desigualdade e também a resistência. O trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado em andamento cabendo ressaltar que pauta-se pela perspectiva teórica histórico-crítica. Espera-se que as considerações evidenciadas, ao não encerrarem o debate, possam contribuir para o estabelecimento de novas reflexões capazes de problematizar com maior propriedade nossa história e, por isso melhor compreender nosso presente e pensar nos limites e possibilidades para nosso futuro. |
||
Resumen: El estudio tiene como temática principal la educación popular en el contexto latinoamericano. El objetivo es contextualizar la educación en Latinoamérica evidenciando sus interfaces con la questión social en sus dimensiones constitutivas: no sólo la desigualdad sino la resistencia. El trabajo es fruto de una investigación de maestría en marcha lo que cabe resaltar que se regla por la perspectiva teórica histórico-crítica. Se espera que las consideraciones evidenciadas, cuando se finalizen el debate, puedan contribuir para el establecimiento de nuevas reflexiones capaces de problematizar con más propriedad nuestra historia y, así, comprender mejor nuestro presente y pensar en los límites y posibilidades para nuestro futuro. |
||
Home-page: no disponible |
||
Sobre el texto: |
||
Informaciones bibliográficas: Rosa, Geraldo Antônio da & Silva, Daniela Quadros da. Educação popular e questão social na América Latina: da desigualdade à resistência. In: Hispanista, n. 69[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo552.htm |