quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

   563

                  Abordagem do ensino de espanhol/le com o uso do enfoque intercultural em sala de aula 

Nome do Autor:       Girlene Moreira da Silva & Glauber Lima Moreira & Francisco Rogério Gomes Barros

                  

                         girlene.moreira@gmail.com

                         glauberlimamoreira@hotmail.com

                         rogerio_mayra@hotmail.com

Palavras-chave:   Enfoque intercultural - ensino - espanhol

Currículo:  

Girlene Moreira da Silva, professora de Espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Concluiu curso de Graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará, Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada na Universidade Estadual do Ceará e Doutorado em Linguística Aplicada também na Universidade Estadual do Ceará.

Glauber Lima Moreira, professor de espanhol da Universidade Federal do Piauí (UFPI) no curso de Bcaharelado em Turismo. Doutorando em Traducción y CienciasdelLenguaje da Universitat Pompeu Fabra (UPF) e bolsista CAPES. Pesquisador nos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Turismo - EITUR/UFPI; Lexicologia, Terminologia e Ensino - LETENS/UECE, e do Grupo INFOLEX/IULA, da Universitat Pompeu Fabra (UPF), Espanha.

Francisco Rogério Gomes Barros, licenciando em Letras Espanhol e Especialista em Gestão Escolar (UFC). Mestrando em Educação (FCU). Professor de Espanhol da Rede Municipal de Ensino, da Graduação e Pós-graduação. Pesquisador na área E/LE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Língua Espanhola - GEPPELE/UFC. Formador da Educação Intercultural e Bilíngue. Diretor do Centro de Idiomas e Cursos (CIC).

 Resumo: Este artigo apresenta reflexões sobre o enfoque intercultural no ensino de Espanhol como língua estrangeira (ELE), compreendendo, assim como Serrani (2005), que o ensino intercultural permite um diálogo aberto e multifacetado entre as culturas das línguas envolvidas.

Resumen: Este artículo presenta reflexiones sobre el enfoque intercultural en la enseñanza del español como lengua extranjera (ELE). Para Serrani (2005), la educación intercultural permite un diálogo abierto y multifacético entre las culturas de las lenguas.

Home-page: não disponível

Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 70

Informações bibliográficas: Silva, Girlene Moreira da & Moreira, Glauber Lima & Barros, Francisco Rogério Gomes.   Abordagem do ensino de espanhol/le com o uso do enfoque intercultural em sala de aula. In: Hispanista, n. 70[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo563.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL