quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

   613

Etnografia surrealista: contribuições para pensar a pesquisa em educação

Nome do Autor:     Denise Marcos Bussoletti & Krischna Silveira Duarte & Vagner de Souza Vargas

                    denisebussoletti@gmail

                    krischna.duarte@gmail.com

                    vagnervarg@gmail.com

Palavras-chave:    Etnografia Surrealista - Estética do pós-guerra - 0utras Pedagogias

Currículo: 

Denise Bussoletti, doutora em Psicologia, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas(UFPEL).

Krschna Duarte, doutora em Educação, pela Universidade Federal de Pelotas, mestre em Educação Ambiental, pela Universidade Federal do Rio Grande. Bacharel em Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas. Professora Substituta Adjunta do Curso de Jornalismo, da Universidade Federal de Pelotas.

Vagner Vargas,  doutor em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), bolsista CAPES/DS, Bolsista CAPES Doutorado Sanduíche (PDSE) na Universidade de Lisboa/Portugal.

 Resumo: Este texto apresenta o método da Etnografia Surrealista e suas possibilidades de contribuição para a pesquisa em educação. Realiza a contextualização histórica na qual a etnografia aproxima-se do surrealismo, na década de 1920, como resultado de uma estética do pós-guerra, que se caracteriza pela sobreposição de realidades aparentemente desconexas. Capaz de estimular o “desordenamento” das normatizações que acomodam o pensamento no sentido de investigar novas formas de acesso ao conhecimento, a Etnografia Surrealista é apresentada como estratégia de pesquisa que permite pensar Pedagogias Outras.

Resumen: Este texto presenta el método de la Etnografía Surrealista y sus posibilidades de contribución a la investigación en educación. Realiza la contextualización histórica en la que la etnografía se aproxima al surrealismo, en la década de 1920, como resultado de una estética de la posguerra, que se caracteriza por la superposición de realidades aparentemente desconexas.Capaz de estimular el "desordenamiento" de las normatizaciones que acomodan el pensamiento en el sentido de investigar nuevas formas de acceso al conocimiento, la Etnografía Surrealista es presentada como estrategia de investigación que permite pensar Pedagogías Otras.

Home-page: não disponível

Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 76

Informações bibliográficas: Duarte, Krischna Silveira & Bussoletti, Denise Marcos & Vargas,Vagner de Souza. Etnografia surrealista: contribuições para pensar a pesquisa em educação. In: Hispanista, n. 76[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo613.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL