quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

   619

  A construção da leitura na interação da sala de aula: uma abordagem sociocognitivista                                     

Nome do Autor:                   Ana Maria Landim Felix

                                           Camila Miranda Machado

                    ana.landim@aluno.uece.br

                    camilamiranda_m@hotmail.com

Palavras-chave:   Sociocognição - leitura - ENEM

Currículo: 

Ana Maria Landim Felix- Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (UFC/ 2014); Cursa Especialização em Ensino de Língua Portuguesa (UECE), Cursa Mestrado em Linguística Aplicada (UECE).

Camila Miranda Machado- Licenciada em Letras - Espanhol (UFC/2014); Cursa Mestrado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual do Ceará,é membro do Grupo de Estudo Literatura: Estudo, Ensino e (RE)Leitura doMundo (GPLEER)

 

 Resumo: Neste artigo, iniciamos fazendo um percurso histórico do conceito de sociocognição, além de ressaltar algumas pesquisas desenvolvidas nessa área em que também trazem contribuições quanto a sua atual definição.Trazemos ainda uma reflexão sobre o definição de leitura baseada em uma concepção sociocognitivista e, em seguida, tratamos sobre a construção da leitura como um evento interativo, além de trazer um pequena análise de uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e, por fim, trazemos as considerações finais.

Resumen: En este artículo, iniciamos haciendo un recorrido histórico del concepto de sociocognición, además de resaltar algunas investigaciones desarrolladas en esa área en que también traen contribuciones en cuanto a su actual definición. Traemos también una reflexión sobre la definición de lectura basada en una concepción sociocognitivista y, a continuación, tratamos sobre la construcción de la lectura como un evento interactivo, además de traer un pequeño análisis de una cuestión del Exame Nacional do EnsinoMédio (ENEM)por fin, traemos las consideraciones finales.

Home-page: não disponível

Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 77

Informações bibliográficas: Felix, Ana Maria Landim  & Machado, Camila Miranda. A construção da leitura na interação da sala de aula: uma abordagem sociocognitivista. In: Hispanista, n. 77[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo619.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL