quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

   622

      As potencialidades da interculturalidade: reflexões sobre ensino e aprendizagem de Língua Espanhola e formação docente 

Nome do Autor:                           José Veiga Viñal Junior

                                                   Alan Santos Nascimento

                                     joseveigavinal@gmail.com

                                     landosn.2014@gmail.com

Palavras-chave:  Interculturalidade - formação docente - Língua Espanhola

Currículo: 

José Veiga, professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Doutor em Linguística (Universidade de Vigo-Espanha); Mestre em Educação de Jovens e Adultos (UNEB); Especialista em Metodologia do Ensino (FBB); Graduação em Letras com Espanhol (UFBA).

Profesor de laUniversidade do Estado da Bahia (UNEB); Doctor en Lingüística (Universidad de Vigo-España); Maestría en Educación de Jóvenes y Adultos (UNEB); Especialista en Metodología de la Enseñanza (FBB); Graduación en Letras con Español (UFBA).

 

Alan dos Santos Nascimento, graduado em Letras/Língua Espanhola (UNEB); Especialista em Linguagens, Produção Textual e Estudos Culturais (IF Baiano); Graduando no curso Tecnólogo em Produção de Multimídia (IFBA); Professor de Língua Espanhola (IF Baiano – Catu); Professor de Espanhol no Wake Up (2018-2019).

 Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir e apresentar as potencialidades da interculturalidade no processo de ensino e aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) e sua correlação com a formação docente. Nesse processo, discutimos questões como cultura, formação cidadã e estratégias metodológicas para o uso da interculturalidade nas aulas de E/LE, bem como o seu lugar no processo formativo do professor de língua estrangeira.  

Resumen: Este artículo objetiva discutir y presentar las potencialidades de la interculturalidad en el proceso de enseñanza y aprendizaje del Español como Lengua Extranjera (E/LE) y su correlación conla formación docente. En ese proceso, discutimos cuestiones como cultura, formación ciudadana yestrategias metodológicas para el uso de la interculturalidade en las clases de E/LE, como también su lugar en el proceso formativo del profesor de lengua extranjera. 

Home-page: não disponível

Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 77

Informações bibliográficas:  Junior, José Veiga Viñal  &  Nascimento, Alan Santos. As potencialidades da interculturalidade: reflexões sobre ensino e aprendizagem de Língua Espanhola e formação docenteIn: Hispanista, n. 77[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo622.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL