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     Faces da modernidade: uma perspectiva de leitura para a obra de  Josefina Plá

Nome do Autor:          Andre Rezende Benatti

                    andre_benatti29@hotmail.com

Palavras-chave: Modernidade - cultura popular - Paraguai - Josefina Plá

Currículo: Doutor em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, Unidade de Campo Grande. Editor-chefe da Revista de Estudos Literários da UEMS - REVELL. Presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado de Mato Grosso do Sul - APEEMS - (2019-2020)

 Resumo: Este artigo propõe uma reflexão acerca de uma modernidade distinta, calcada por aspectos da cultura e das artes populares, como peça chave para a compreensão da obra da artista hispano- paraguaia Josefina Plá (1903-1999). Pensamos o universo artístico de Josefina Plá como uma síntese complexa da cultura paraguaia, que, todavia, por conta disso, representa, também, a cultura latino-americana. Assim, demonstramos o convergir entre as culturas guarani e espanhola e, em certa medida, africana, na formação cultural paraguaia, explorando seu caráter híbrido. Com isso, exploramos uma modernidade autônoma por parte da América Latina, uma modernidade que passaria pelo reconhecimento daquilo que é próprio dessa região, sem medir enquanto superior ou inferior qualquer fio que possa compor a trama cultural local, que atua como direcionadora da compreensão do fazer artístico de Plá. O trabalho está ancorado em diversos conceitos teóricos e críticos, não obstante, ressaltamos as concepções de hibridação cultural de Néstor García Canclini (2013), principalmente, e que são essenciais para o texto, assim como as contribuições de Édouard Glissant (2013), entre outros importantes estudiosos e analistas que ajudam na composição do artigo.

Resumen: Este artículo propone una reflexión sobre una modernidad distinta, basada en aspectos de la cultura y las artes populares, como clave para la comprensión de la obra de la artista hispano-paraguaya Josefina Plá (1903-1999). Pensamos en el universo artístico de Josefina Plá como una síntesis compleja de la cultura paraguaya, que, sin embargo, también representa la cultura latinoamericana. Así, demostramos la convergencia entre las culturas guaraní y española y, en cierta medida, africana, en la formación cultural paraguaya, explorando su carácter híbrido. Con esto, exploramos una modernidad autónoma por parte de América Latina, una modernidad que pasaría por el reconocimiento de lo que es propio de esta región, sin medir, como superior o inferior, cualquier hebra que pueda componer el tejido cultural local, que actúa como una guía para la comprensión. El artístico de Plá El trabajo se basa en varios conceptos teóricos y críticos, sin embargo, enfatizamos las concepciones de hibridación cultural de Néstor García Canclini (2013), que son esenciales para el texto, así como las contribuciones de Édouard Glissant (2013), entre otros. otros eruditos y analistas importantes que ayudan en la composición del artículo.

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Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 78

Informações bibliográficas: Benatti,  Andre Rezende. Faces da modernidade: uma perspectiva de leitura para a obra de  Josefina PláIn: Hispanista, n. 78[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo626.htm.

 

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