quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

   634

  Soldados de Salamina: literatura, historia y memoria 

Nome do Autor:                   Roselaine Bernardino

                    roselaine.rb@live.com

Palavras-chave: Soldados de Salamina - memória histórica - literatura

Currículo: Graduada em Letras - Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola, pela Universidade Federal de Santa Catarina, e em Secretariado Executivo Trilíngue, pela Faculdade União das Américas. É mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, e aluna do curso de especialização em Ensino-aprendizagem de Línguas Adicionais, da Universidade Federal da Integração Latino-americana.

 

 Resumo: Por meio de uma análise da novela Soldados de Salamina, de Javier Cercas (2001), e com apoio nas obras de García Jambrina (2004) e Huyssen (2004; 2007), o presente trabalho tem como objetivo destacar o papel da literatura no processo de resgate da memória histórica e apresentar uma reflexão sobre as dificuldades encontradas para trazer ao presente as memórias do passado.

Resumen: A partir de un análisis de la novela Soldado de Salamina, de Javier Cercas (2001), y apoyándose en las obras de García Jambrina (2004) y Huyssen (2004; 2007), el presente trabajo objetiva destacar el papel de la literatura en el proceso de rescate de la memoria histórica y reflexionar sobre las dificultades que se encuentra para traer al presente las memorias del pasado.

Home-page: não disponível

Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 79

Informações bibliográficas: Bernardino, Roselaine. Soldados de Salamina: literatura, historia y memoria. In: Hispanista, n. 79[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo634.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL