quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

   635

     El cuerpo que habitó la nada

Nome do Autor:          Cándida Elizabeth Vivero Marín

                    elizabeth_vivero@hotmail.com;

Palavras-chave: Corpo - corporalidade - indefinição

 Currículo: Trabalha no Centro de Estudos de Gênero da Universidade de Guadalajara, seus temas de interesse são Feminismo, Gênero e Literatura, e publicou, entre outros, os livros de pesquisa: Visões contemporâneas sobre a personagem feminina na literatura mexicana (2010); Guadalupe Ángeles: a subversão de uma ação (2013); Sobre questões de redação. Uma abordagem dos estudos de gênero (2014).

 Resumo: O tempo da estrela, de Clarice Lispector, oferece uma visão única em relação ao corpo e à corporalidade que dela deriva, enquanto a protagonista parece habitar o vazio não só de sua existência, mas também de seu corpo que acaba desaparecendo sem sair qualquer traço de sua presença no mundo. Este trabalho é uma análise de tal apropriação indébita e, acima de tudo, obscurecida.

Resumen: La hora de la estrella, de Clarice Lispector, ofrece una visión singular con respecto al cuerpo y la corporalidad que de ahí deriva en tanto que la protagonista parece habitar el vacío no sólo de su existencia, sino también de su cuerpo que termina desapareciendo sin dejar huella alguna de su presencia en el mundo. Este trabajo es un análisis de dicha desapropiación y, sobre todo, desdibujamiento.

Home-page: não disponível

Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 79

Informações bibliográficas:  Vivero Marín, Cándida Elizabeth. El cuerpo que habitó la nada. In: Hispanista, n. 79[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo635.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL