quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

 

   636

Sentidos atribuidos à prática pedagógica: por uma formação de professores acolhedores

Nome do Autor:  Maria Karine Guasselli de Souza & Marina Patrício de Arruda & Leandro Rogério Pinheiro

                   mrakarine@hotmail.com

                   profmarininh@gmail.com

                   leandropinheiro75@gmail.com

Palavras-chave: Sentidos atribuídos - professores acolhedores - formação de professores

Currículo:

Maria Karine Guasselli de Souza, mestre em Educação e pedagoga pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Especialista em Neuropsicopedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Professora efetiva da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Lages, SC.

Marina Patrício de Arruda, pós-doutora em Educação pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Graduada em ciências Sociais, mestre e doutora em Serviço Social. Atualmente professora e pesquisadora em estágio pos-doutoral junto a Universidade de Caxias do Sul (PPGEdu-UCS) e Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação da Serra Gaúcha (GPFORMA SERRA UCS). 

Leandro Rogério Pinheiro, professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha temática Trabalho, movimentos sociais e educação. Graduado em Ciências Sociais, mestre em Administração pela UFRGS (2002) e doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2008), com estágio realizado na UniversidadComplutense de Madrid (2006). 

 

 

 Resumo: Esse estudo teve como objetivo geral compreender os sentidos atribuídos por bolsistas do PIBID (Programa Instituição de Bolsas de Iniciação à Docência) à prática pedagógica e suas implicações para com a formação de professores. A investigação qualitativa teve como instrumento de coleta de dados entrevistas narrativas problematizadas a partir da análise textual. Os relatos indicaram a necessidade de renovação da prática pedagógica e a formação de professores acolhedores.

Resumen: Ese estudio tuve como objetivo general comprender los sentidos atribuidos por becarios del PIBID (Programa Instituição de Bolsas de Iniciação à Docência) a la práctica pedagógica y sus implicaciones para la formación de profesores. La investigación cualitativa tuvo como instrumento de recolección de datos entrevistas narrativas problematizadas a partir del análisis textuales. Los relatos indicaron la necesidad de renovación de la práctica pedagógica y la formación de profesores acogedores.

Home-page: não disponível

Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 79

Informações bibliográficas: Souza Maria Karine Guasselli de, Arruda,Marina Patrício de, Pinheiro,  Leandro Rogério. Sentidos atribuidos à prática pedagógica: por uma formação de professores acolhedores. In: Hispanista, n. 79[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo636.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL