quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

   645

 Os estudos em linguística aplicada no Brasil 

Nome do Autor:         Débora Leite de Oliveira & Renata Chaves Lopes & Raquece Mota Honório Cruz

                           debora.aurora@hotmail.com

                           chaves.lopes@uece.aluno.br

                           raquece.cruz@aluno.uece.br

Palavras-chave:              Linguística Aplicada - ensino de Língua

Currículo: 
Débora Leite de Oliveira, graduada em Letras com habilitação em Língua Vernácula e Língua Inglesa pela Universidade Federal de Campina Grande, especialista em Gestão escolar e Psicopedagogia pela FVS, mestranda do programa de pós-graduação em Linguística Aplicada- Posla (UECE).

Renata Chaves Lopes, graduada em Letras pela universidade Estadual do Ceará (UECE) (2007), especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa - UNisete (2013),  especialista em Gestão Pedagógica - UECE (2016), Mestranda do programa de pós-graduação em Linguística Aplicada- Posla (UECE)em. Leciona na Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará.

Raquece Mota Honório Cruz, graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade Montenegro. Professora e Intérprete de Libras no Instituto Federal do Ceará – IFCE. Mestranda do programa de pós-graduação em Linguística Aplicada- Posla (UECE).  

Resumo: Neste artigo, refletimos sobre o caminho que a Linguística Aplicada (LA) percorreu para ser reconhecida como ciência, seu o fortalecimento por meio das formações de associações e divulgação de pesquisas, o locus em que a LA se encontra na pós-modernidade, questões que abordam a transdisciplinaridade da LA e a sua relação com o ensino e aprendizagem de línguas no Brasil.

Resumen: En este artículo, reflexionamos sobre el camino que la Lingüística Aplicada (LA) ha tomado para ser reconocido como una ciencia, su fortalecimiento a través de la formación de asociaciones y la difusión de la investigación, el lugar en el que LA se encuentra en la posmodernidad, cuestiones que abordar la transdisciplinariedad de LA y su relación con la enseñanza y el aprendizaje de idiomas en Brasil. 

Home-page: não disponível

Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 80

Informações bibliográficas: Oliveira, Débora Leite de & Lopes, Renata Chaves  & Cruz, Raquece Mota Honório. Os estudos em Linguística Aplicada no Brasil In: Hispanista, n. 80[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo645.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL