quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

   649

Las representaciones de profesores hispanohablantes de Español a brasileños  

Nome do Autor:                   Juan José Casado Muniz & Érica da Silva Oliveira & LucielenaMendonça de Lima

            lucielenalima@gmail.com

                            juanjocasado3@hotmail.com  

                            erica.soliveira@seduc.go.gov.br 

Palavras-chave: Representações - Professor hispano-falante - Ensino de espanhol a brasileiros - Formação pedagógica.

Currículo: 

Juan José Casado Muniz, licenciado em Letras Português-Espanhol pela UNIP e especializado em Ensino de línguas estrangeiras pela UFG. Além de ter experiencia  como professor de espanhol no ensino regular (Ensino Fundamental II e ensinoMédio), trabalha como professor de espanhol em cursos livres e como examinador oficial da prova DELE do Instituto Cervantes.

Érica da Silva Oliveira, mestra em Letras e Linguística – Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeira (UFG). Licenciada em Letras-Espanhol (UFG). Professora efetiva no Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos nos cursos da Educação Básica, Técnica e Tecnológica e Superior. Possui experiência na formação de professores de Espanhol e no ensino para brasileiros em Cursos de idiomas, Ensino Fundamental e Médio.

Lucielena Mendonça de Lima, pós-doutora em Linguística Aplicada. Professora Titular da Área de Espanhol do Departamento de Línguas Estrangeiras da Faculdade de Letras da UFG.

 

 

Resumo: Realizou-se um levantamento das representações de quatro professores hispano-falantes de espanhol sobre o processo de ensino-aprendizagem de espanhol para brasileiros na cidade de Goiânia, analisando por meio de um estudo de caso as suas experiências de vida e profissionais. Salienta-se como as representações influenciam na prática, desenvolvimento e formação dos professores participantes.

Resumen: Se realizó un levantamiento de las representaciones de cuatro profesores hispanohablantes sobre el proceso de enseñanza-aprendizaje de español a brasileños en la ciudad de Goiânia, analizando, por medio de un estudio de caso, sus experiencias de vida y profesionales. Se subraya como las representaciones influyen en la práctica, desarrollo y formación de los profesores participantes.

Home-page: não disponível

Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 81

Informações bibliográficas: Muniz, Juan José Casado & Oliveira, Érica da Silva & Lima, LucielenaMendonça de.  Las representaciones de profesores hispanohablantes de Español a brasileños. In: Hispanista, n. 81[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo649.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL