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Nome do Autor:                   José Alberto Miranda Poza & Viviane Silva Santos

               ampoza@globo.com

Palavras-chave: Neobarroco - literatura policial - Padura

Currículo

José Alberto Miranda Poza é doutor em Filologia no Programa: Linguística Histórica, História da Língua e Crítica do Texto pela Universidade Complutense de Madri, 1991). Estágio Pós-Doutoral no PROLING - UFPB com Bolsa CAPES - Programa PNPD. É professor Associado na UFPE e atua como professor permanente no PPGL da UFPE nas áreas de concentração: Linguística e Teoria da Literatura. Lidera um grupo de Pesquisa reconhecido pelo CNPq onde desenvolve dois projetos: VELHAS E NOVAS CONTRIBUIÇÕES DA GRAMÁTICA NO ENSINO DE E/LE: DESCRIÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO, COMPARAÇÃO, HISTÓRIA, na área de Linguística e HISTÓRIA, SOCIEDADE E IDEOLOGIA NA LITERATURA ESPANHOLA ATRAVÉS DOS TEXTOS .

Viviane Silva Santos possui Licenciatura em Letras Português-espanhol pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2018). Atualmente é bolsista CAPES do Mestrado em Teoria da literatura no Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisa sobre o espaço e sobre literatura policial. Áreas de interesse: Literatura, Filologia, Línguas modernas. 

Resumo: Este trabalho tem a finalidade de apontar aspectos confluentes entre a representação barroca hispano-americana, características essas parcialmente herdadas do período barroco europeu no século XVII, e o retrato do romance policial cubano contemporâneo. Semelhanças como os aspectos sinestésicos, desenvolvimento e importância do sentimento de universalização pela imagem compõe os campos abordados nessa análise. Circunstâncias outras como a relevância do sonho, e a mobilidade espacial no tempo psicológico também pontuam a favor da convergência das ideias barrocas no romance policial, além da ideia de ordem e caos tão primárias ao gênero literário. 

Resumen: Este trabajo presenta el objetivo de apuntar aspectos confluyentes entre la representación barroca hispanoamericana, características parcialmente heredadas del período barroco europeo en el siglo XVII, y el retrato de la novela policíaca cubana contemporánea. Semejanzas como los aspectos sinestésicos, o el desarrollo e importancia del sentimiento de universalización por la imagen componen los ámbitos enfocados en este análisis. Otras circunstancias como la relevancia del sueño, y la movilidad espacial en el tiempo psicológico también favorecen la convergencia de las ideas barrocas en la novela policíaca, además de la idea de orden y caos, habituales de este género literario.

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Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 81

Informações bibliográficas: Poza, José Alberto Miranda & Santos, Viviane Silva. Confluências entre o neobarroco hispano-americano e a obra “la cola de la serpiente” de Leonardo Padura. In: Hispanista, n. 81[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo650.htm

 

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