quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

   655

Nosotros : yo y otros más – los  doble - chapa: as narrativas audiovisuais como meio de resistência aos silenciamentos impostos

Nome do Autor:         Krischna Silveira Duarte  & Vagner de Souza Vargas  & Denise Marcos Bussoletti 

                   

                               krischna.duarte@gmail.com

                               vagnervarg@gmail.com

                               denisebussoletti@gmail.com

 

Palavras-chave: Educação - video - fronteira - estética da ginga

Currículo: 

Krischna Silveira Duarte, doutora em Educação, pela Universidade Federal de Pelotas, mestre em Educação Ambiental, pela Universidade Federal do Rio Grande. Bacharel em Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas.

Vagner de Souza Vargas, doutor em Educação, Ator, Licenciado em Teatro.

 Denise Marcos Bussoletti, doutora em Psicologia, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Resumo: Este artigo pretende refletir sobre uma tentativa de compreensão dialética das relações estabelecidas entre narrativas audiovisuais, cotidiano e educação. No texto aqui apresentado, nos interessamos, em particular, em refletir sobre formas de utilização da narrativa em video como instrumento cultural de luta e resistência da memória e da identidade, contra às imposições hegemônicas do capital. Defendemos que, espiar o mundo pelos olhos das infâncias, pode ser a chave de acesso à subversão da linguagem que nomeia o mundo, pois as infâncias habitam o espaço intersticial que precede esta nomeação. Este trabalho se pretende a ser desenvolvido nas regiões de fronteiras ao Sul do Brasil. Acreditamos que, assim, se pode elucidar ao campo do conhecimento possibilidades outras para se existir e resistir a todas as formas de silenciamentos impostas até os dias de hoje pela dominação ideológica advinda dos colonizadores.

Resumen: Este artículo pretende reflexionar sobre un intento de comprender dialécticamente las relaciones establecidas entre las narraciones audiovisuales, la vida cotidiana y la educación. En el texto que aquí se presenta, nos interesa especialmente reflexionar sobre las formas de utilizar la narrativa en vídeo como instrumento cultural de lucha y resistencia de la memoria y la identidad contra las imposiciones hegemónicas del capital. Defendemos que el espionaje del mundo a través de los ojos de los niños puede ser la clave de la subversión del lenguaje que nombra al mundo, ya que los niños habitan el espacio intersticial que precede a esta nominación. Esta labor se desarrollará en las regiones fronterizas del sur del Brasil. Creemos que, de esta manera, se puede dilucidar al campo del conocimiento otras posibilidades de existir y resistir todas las formas de silencios impuestos hasta hoy por la dominación ideológica proveniente de los colonizadores.

Home-page: não disponível

Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 81

Informações bibliográficas: Duarte, Krischna Silveira & Vargas, Vagner de Souza & Bussoletti, Denise Marcos. Nosotros : yo y otros más – los  doble - chapa: as narrativas audiovisuais como meio de resistência aos silenciamentos impostos. In: Hispanista, n. 81[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo655.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL