quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

   661

Entrelace entre aprendizagem e o papel social do afro-brasileiro representado em uma obra infanto-juvenil 

Nome do Autor:                                                       Germana Ponce de Leon Ramírez      

                   germana.ramirez@unasp.edu.br

Palavras-chave:  Paradidáticos - afro-brasileiro - estereótipo negativo - diversidade étnica

Currículo: Doutorado e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora titular do Mestrado Profissional e Educação pelo UNASP-EC. Atualmente é pesquisadora, atuando principalmente, no campo de conhecimento da geografia humana com enfoque sobre a diversidade étnica e cultural e ensino de geografi

Resumo: O paradidático tem função social e serve de subsídio na prática pedagógica escolar. Este artigo objetiva analisar o papel social do afro-brasileiro em uma obra de literatura infanto-juvenil intitulada de ‘Um Menino Chamado Raddysson’. Fez-se análise documental desse material e percebe-se a necessidade de gestores escolares e professores atentarem para o uso adequado dos materiais pedagógicos.

Resumen: Lo paradidáctico tiene una función social y sirve como subsidio en la práctica pedagógica escolar. Este artículo tiene como objetivo analizar el papel social de los afrobrasileños en una obra de literatura para niños y adolescentes titulada 'Um Menino Chamado Raddysson'. Se realizó un análisis documental de este material y se percibió la necesidad de que los directivos y docentes de las escuelas presten atención al uso adecuado de los materiales didácticos. 

Home-page: não disponível

Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 82

Informações bibliográficas: Ramírez , Germana Ponce de Leon Ramírez. Entrelace entre aprendizagem e o papel social do afro-brasileiro representado em uma obra infanto-juvenil. In: Hispanista, n. 82[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo661.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL