quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

  670

A abordagem da variação entre as formas tú, vos e usted para alunos do ensino médio: projeto inicial de sequência didática

Nome do Autor:    Valdecy de Oliveira Pontes & Lilian Sanders de Oliveira Sousa & Ricardo Freire

                    valdecy.pontes@ufc.brn

Palavras-chave:  Variação linguística - sequência didática - formas de tratamento

Currículo: 

Valdecy de Oliveira Pontes,  pós-doutorado em Estudos da Tradução (UFSC), doutorado em Linguística (UFC), mestrado em Linguística Aplicada (UECE), licenciatura em Letras – Português-Espanhol (UFC). Professor do Curso de Letras-Espanhol (UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística – PPGL - UFC. Pesquisador do grupo de pesquisa SOCIOLIN - LE.  

Lilian Sanders de Oliveira Sousa, graduada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ricardo Freire da Silva, graduado em Letras-Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrando em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

 

 

 

 

 

Resumo: O presente artigo tem como objetivo geral propor a tradução de tirinhas, a partir do dispositivo de Sequência Didática (SD), como estratégia para o ensino das formas de tratamento , vos e usted e suas variações em língua espanhola, no ensino médio.  

Resumen: El objetivo general de este artículo es proponer la traducción de historietas, utilizando el dispositivo de Secuencia Didáctica (SD), como estratégia para la enseñanza de las formas de tratamiento tú, vos y usted y sus variaciones en lengua española, en la enseñanza media.

Home-page: não disponível

Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 84

Informações bibliográficas: Pontes, Valdecy de Oliveira & Sousa, Lilian Sanders de Oliveira & Silva Ricardo Freire da. A abordagem da variação entre as formas tú, vos e usted para alunos do ensino médio: projeto inicial de sequência didática. In: Hispanista, n. 84 [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo670.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL