quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

      682

La pragmática en la enseñanza de la Literatura en el aula de ELE

Nome do Autor:                                                                    Mustafa Seddik

 seddikmustafa@gmail.com

Palavras-chave: Literatura - pragmática - enseñanza - segundas lenguas  

Currículo: Professor de Língua Espanhola no Instituto Zona Industrial de Tánger (Marruecos). Doutor em Filologia Hispânica pela Universidad Mohamed V de Rabat. Profesor colaborador no Instituto Cervantes de Tetuán. Seus temas de pesquisa são Análisis del Discurso, Lingüística, Pragmática y Argumentación, Traducción e Interculturalidad, Enseñanza del español como Lengua Estrangeira.  Publicou diferentes artigos em relação à mulher em livros de educação, ensino do Espanhol como língua estrangeira e Pragmática Intercultural e sua aplicação ao ensino da Literatura, Gramática e Tradução.  

Resumo: A pragmática chegou a ter uma grande importância e converter-se em uma disciplina da atualidade. Em linhas gerais, partimos de tal  importância como pretexto para focalizar esta proposta em relação ao ensino da literatura através do enfoque pragmático. O objetivo de nosso trabalho é estabelecer a importância da inserção do enfoque pragmático no ensino da literatura na aula de ELE. Para isso, falaremos da literatura como ferramenta comunicativa dentro das salas e apresentaremos uma proposta de análise de um conto literário na aula de ELE a partir de uma aproximação pragmática.  

Resumen: La pragmática ha llegado a tener una gran importancia y convertirse en una disciplina de actualidad. En esta línea, partimos de dicha importancia como pretexto para focalizar esta propuesta en torno a la enseñanza de la literatura a través del enfoque pragmático. El objetivo de nuestro trabajo es plantear la importancia de la inserción del enfoque pragmático en la enseñanza de la literatura en el aula de ELE. Para ello, hablaremos de la literatura como herramienta comunicativa dentro de las aulas y presentaremos una propuesta de análisis de un cuento literario en el aula de ELE desde un acercamiento pragmático.

Home-page: não disponível

Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 86

Informações bibliográficas: Seddik, Mostafa. La pragmática en la enseñanza de la Literatura en el aula de ELE. In: Hispanista, n. 86[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo682.htm  

 

 

marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL