quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

      692                  Sérgio Rubens Sosséla

Nome do Autor:                            Manoel de Andrade      

                       manoelandrade2004@hotmail.com

Palavras-chave:   Grande poeta – fecunda produção - ilustre desconhecido

PALABRAS CLAVE: gran poeta – fecunda producción – ilustre desconocido

Currículo: Manoel de Andrade nasceu em Rio Negrinho, S.C. Na juventude radicou-se em Curitiba, formando-se em Direito. Procurado pela Ditadura pela panfletagem dos seus poemas fugiu do Brasil em 69. Percorreu 16 países da América, dizendo seus versos, dando palestras e promovendo debates sobre a importância política da arte e da literatura. Expulso da Bolívia em 69, preso e expulso do Peru e da Colômbia em 70, seu primeiro livro, Poemas para la libertad, foi publicado em La Paz, em 70, e reeditado na Colômbia, EE.UU. e Equador. Publicou também Canción de amor a la América y otros poemas, em 71, na Nicarágua e em El Salvador. Com Mário Benedetti, Juan Gelman, Jaime Sabines e outros grandes poetas do Continente, participou da importante coletânia Poesía Latinoamericana – Antología Bilíngüe, Epsylon, Bogotá,1998 e da antologia Próximas Palavras, Quem de Direito, Curitiba, 2002. Afastado da literatura por 30 anos, seu primeiro livro lançado no Brasil, Cantares, foi publicado pela Escrituras, em 2007.  Depois de 40 anos, seu livro Poemas para a liberdade , foi finalmente editado  no Brasil em 2009, em edição bilíngue, pela Escrituras,  e apresentado, em 2010, na 9ª Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana, pela Doutora em Literaturas Espanhola e Hispano-Americana Suely Reis Pinheiro. Em 2014 lança Nos rastros da utopia: Uma memória crítica da América Latina nos anos 70, onde relata, ao longo de 900 páginas, as venturas e desventuras, na sua fantástica peregrinação pelo continente. Em 2018 publica As palavras no espelho: ensaios, poemas, artigos, entrevistas, comentários e resenhas.

Resumo: A original história do poeta Sérgio Rubens Sosséla ainda não foi inteiramente contada, sendo, até hoje, um ilustre desconhecido na literatura brasileira. Poeta, crítico e magistrado, depois de afastar-se das atividades jurídicas, dedicou-se única e exclusivamente à literatura. Foi um dos poetas mais produtivos do Brasil. Nasceu em Curitiba, em 27 de fevereiro de 1942 e faleceu no dia 18 de novembro de 2003, em Paranavaí, no Paraná, onde deixou uma biblioteca com mais de 25 mil livros e um legado de aproximadamente 300 obras, muitas delas, inéditas. O ensaio aqui publicado é o resultado de informações que me foram solicitadas em março de 2011, pela professora Gersonita Elpídio dos Santos, para sua dissertação de mestrado em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá, que resultou no livro “Silêncio, sombra e solidão na poesia de Sérgio Rubens Sossélla”, publicado em 2013, pela Editora Massoni. Sobre este grande poeta, outros trabalhos têm sido escritos, como a dissertação “A poesia de Sérgio Rubens Sosséla” do mestrando Marcelo Fernando de Lima para obtenção do título de Mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná, em 1998, cujas pesquisas foram feitas diretamente com o poeta, quando ainda vivia em Paranava.

Resumen: La original historia del poeta Sérgio Rubens Sosséla aún no ha sido contada en su totalidad, siendo, hasta hoy, un ilustre desconocido de la literatura brasileña. Poeta, crítico y magistrado, tras retirarse de las actividades jurídicas, se dedicó única y exclusivamente a la literatura. Fue uno de los poetas más productivos de Brasil. Nació en Curitiba, el 27 de febrero de 1942 y murió el 18 de noviembre de 2003, en Paranavaí, Paraná, donde dejó una biblioteca con más de 25 mil libros y un legado de aproximadamente 300 obras, muchas de ellas inéditas. El ensayo aquí publicado es el resultado de una información que me fue solicitada en marzo de 2011, por la profesora Gersonita Elpídio dos Santos, para su tesis de maestría en Letras, de la Universidad Estadual de Maringá, que resultó en el libro "Silencio, Sombra y soledad en la poesía de Sérgio Rubens Sossélla”, publicado en 2013 por la Editora Massoni. Sobre este gran poeta se han escrito otros trabajos, como la disertación “La poesía de Sérgio Rubens Sosséla” del estudiante de maestría Marcelo Fernando de Lima para obtener el título de Maestro en Letras de la Universidad Federal de Paraná, en 1998, cuya investigación se realizó directamente con el poeta, cuando aún vivía en Paranavaí.

Home-page: não disponível

Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 88

Informações bibliográficas: Andrade ,  Manoel de. Sosséla, Sérgio Rubens. In: Hispanista n. 88[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo692.htm  

 

marcador1.gif (1653 bytes)

 Portal