quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

      693

                       Integração em ambiente digital: uma proposta metodológica de mediação literária e produção de resenhas literárias nos perfis de instabooks

Nome do Autor:    Renata Chaves Lopes & Viviane Aires Araújo & Cleudene de Oliveira Aragão 

                    chaves.lopes@uece.aluno.br

                    Viviane.aires@aluno.uece.br

                    cleudene.aragao@uece.br

Palavras-chave:   Leitura  literária - integração pedagógica - letramento literário

Currículo: 

Renata Chaves Lopes, Mestra em Linguística Aplicada (UECE). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa - UNisete (2013), especialista em Gestão Pedagógica - UECE (2016), Graduada em Letras pela universidade Estadual do Ceará (UECE) (2007). Leciona na Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará.  Ensino de Língua Portuguesa - UNisete (2013), Graduada em Letras pela universidade Estadual do Ceará (UECE) (2007).

Viviane Aires Araújo, graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) (2019). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará(UECE). Atua como professora de português da rede privada da cidade de Fortaleza/Ceará.

Cleudene de Oliveira Aragão, doutora em Filología Hispánica pela Universitat de Barcelona. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Letras-Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora de Literatura Espanhola no Curso de Letras-Espanhol da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

 

Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar e analisar uma proposta metodológica que envolve a mediação de leitura literária de contos e a integração com ambiente digital. Essa pesquisa foi desenvolvida a fim de fomentar o letramento literário e digital dos alunos do ensino médio de uma escola pública em tempo integral localizada na cidade de Fortaleza em um contexto de pandemia.

Resumen: Este artículo tiene como objetivo presentar y analizar una propuesta metodológica que involucra la mediación de la lectura literaria de cuentos y la integración con el entorno digital. Esta investigación se desarrolló con el fin de promover la alfabetización literaria y digital de estudiantes de secundaria de una escuela pública de tiempo completo ubicada en la ciudad de Fortaleza en un contexto de pandemia.

Home-page: não disponível

Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 88

Informações bibliográficas: Lopes, Renata Chaves & Araújo, Viviane Aires &  Aragão,Cleudene de Oliveira.  Integração em ambiente digital: uma proposta metodológica de mediação literária e produção de resenhas literárias nos perfis de instabooks . In: Hispanista n. 88[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo 693.htm  

 

marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL