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                 Um estudo sobre o desenvolvimento de habilidades comportamentais desejáveis para contratação de egressos de cursos técnicos

Nome do Autor:                           Adriana Regina Vettorazzi Schmitt 

     adrianarschmitt@gmail.com

Palavras-chave:  Habilidades comportamentais - contratação - cursos técnicos

Currículodoutoranda em Serviço Social PPGSS UFSC-2022. Doutoranda em Educação do PPGEDU URI-2021. Mestre pelo Programa de Pós-graduação Federal em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)-2021, Graduação em Serviço Social pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC – 2009). Assistente social no Instituto Federal de Santa Catarina campus de São Miguel do Oeste (IFSC). Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino, Experiências Docentes e Interdisciplinaridade (GPEEDI) CNPQ área de Ciências humanas e Educação. Membro do Grupo de pesquisa “Rede Iberoamericana de Estudos em Docência, Emancipação e Direito Educativo - RIEDEDE” CNPQ. Membro do Grupo de pesquisa “Gerações: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre os Sujeitos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”. Experiência Profissional na área de Serviço Social, atuando principalmente na educação, trabalho, serviço social e direitos fundamentais.

Resumo:  O presente trabalho é resultado de pesquisa empírica sobre habilidades comportamentais e sociais no ambiente de trabalho e os possíveis reflexos na vida profissional e social dos egressos dos cursos técnicos. Realizou-se entrevistas com profissionais que atuam em cargos de direção, gerenciamento, supervisão e de analista de RH, em duas agroindústrias de São Miguel do Oeste, onde trabalham alunos egressos dos cursos técnicos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSC) câmpus de São Miguel do Oeste. Essas empresas oportunizam campo de estágio e ofertam empregos para os discentes dos cursos técnicos em agroindústria e agroecologia do IFSC. Por fim, a referida pesquisa qualitativa suscita a importância da capacitação técnica aliada à qualificação de habilidades comportamentais e sociais, devido ao expressivo impacto, positivo ou negativo, que pode se dar na vida do trabalhador. Observou-se que organizações e empresas necessitam de colaboradores com aprimorado desenvolvimento técnico, contudo é indispensável o desenvolvimento humanístico, comportamental e organizacional nos relacionamentos no ambiente de trabalho. O que justifica a adoção de currículos interdisciplinares que contemplem a formação técnica e de habilidade comportamental/organizacional como requisito indispensável de uma formação integral.

Resumen:  El presente trabajo es el esultado de pesquisa empírica sobre habilidades comportamentales y sociales en el ambiente de trabajo y los posibiles reflejos en la vida profesional y social de los egresos de los cursos técnicos. Se han realizado entrevistas con profesionales que actúan en  funciones de direción, gerencia, supervisión y de analista de RH, en dos agroindustrias de São Miguel do Oeste, donde trabajan alumnos egressos de los cursos técnicos del Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSC) campus de São Miguel do Oeste. Esas empresas ofrecen campo de prática y empleos para los estudiantes de los cursos técnicos en agroindustria y agroecología del IFSC. Así, la dicha pesquisa cualitativa suscita la importancia de la capacitación técnica aliada a la cualificación de habilidades comportamentales y sociales, por causa del expresivo impacto, positivo o negativo, que puede se dar en la vida del trabajador. Se ha observado que organizaciones y empresas necesitan de colaboradores con grande desarrollo técnico, sin embargo es indispensable el desarrollo humanístico, comportamental y organización en los  relaciones en ambiente de trabajo, lo que justifica la adopción de currículos interdisciplinares que consideren la formación técnica y de habilidade de comportamiento / de organización como requisito indispensable de una formación integral.
 

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Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 88

Informações bibliográficas: Adriana Regina Vettorazzi Schmitt,  Um estudo sobre o desenvolvimento de habilidades comportamentais desejáveis para contratação de egressos de cursos técnicos.  In: Hispanista n. 88[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo696.htm  

 

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