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               Amorosidade no espaço de convivência escolar

Nome do Autor:                     Marina Patrício Arruda & Geraldo Antônio da Rosa

                        profmarininh@gmail.com 

                        garosa6@ucs.br

Palavras-chave:  Amorosidade - reforma do pensamento - espaço de convivência escolar

Currículo:

Marina Patrício Arruda, graduada em Ciências Sociais, mestre e doutora em Serviço Social (PUCRS). Professora com Estágio Pós-Doutoral (Pesquisa Pós-doutoral no Exterior) junto ao LEduC (Laboratório Aberto de Educação em Ciências), da Universidade de Aveiro Portugal(2019). Pesquisadora junto ao Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação da Serra Gaúcha (GPFORMA SERRA- UCS).Programa de Pós-Graduação em Educação.

Geraldo Antônio da Rosa, graduado em Estudos Sociais, mestre em Educação pela Universidade do Extremos Sul Catarinense e Doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia. Professor com Estágio Pós-Doutoral na Espanha, Universidade Carlos III -UC3M- GETAFE- Comunidade de Madri (2014). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação da Serra Gaúcha (GPFORMA SERRA- UCS). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu-UCS). Caxias do Sul, RS, Brasil.

Resumo: O presente artigo busca refletir a respeito do conceito de amorosidade e seu desdobramento no espaço de convivência escolar. Tratou-se de um estudo bibliográfico com levantamento qualitativo de ocorrência das expressões amor/amorosidade nos textos mais conhecidos de Humberto Maturana e Edgar Morin. Evidenciar aproximações entre as ideias desses teóricos contemporâneos, permitiu-nos organizar uma possibilidade reflexiva para a reforma do pensamento no espaço de convivência escolar.

Resumen: Este artículo busca reflexionar sobre el concepto de amor y su desdoblamiento en el espacio de convivencia escolar. Se trató de un estudio bibliográfico con levantamiento cualitativo de la ocurrencia de las expresiones love/loveliness en los textos más conocidos de Humberto Maturana y Edgar Morin. Evidenciar aproximaciones entre las ideas de estos teóricos contemporáneos, nos permitió organizar una posibilidad reflexiva para la reforma del pensamiento en el espacio de la convivencia escolar.

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Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 90

Informações bibliográficas: Arruda, Marina Patrício & Rosa, Geraldo Antônio da.  Amorosidade no espaço de convivência escolar.  In: Hispanista n. 90[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo.706.htm  

 

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