quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

Glauber

 

Joyce

 

      720

Uma análise sobre como os verbetes em Língua Espanhola podem contribuir no processo de aprendizagem do estudante de Língua Estrangeira

Nome do Autor:  Glauber Lima Moreira & Joyce Chaves Magalhães

glauberlimamoreira@gmail.com

joycemagalhaes@ufpi.edu.br

Palavras-chave:  Verbete - Lengua Espanhola - informaciones

Currículo:

Glauber Lima Moreira,Possui Licenciatura Plena em Letras Português/Espanhol (2005) e Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará UECE (2009). Doutorado em Traducción y Ciencias del Lenguaje pela Universitat Pompeu Fabra (UPF) em 2018. Pós-doutorado realizado junto ao Grupo de Pesquisa Seminario de Lexicografía Hispánica, Departamento de Filología Española, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación da Universidad de Jaén (Espanha), sob a tutoria da Profa. Dra María Águeda Moreno Moreno. É professor de espanhol do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, Linguística Aplicada, Ensino de espanhol como língua estrangeira, Ensino de espanhol para fins específicos, Lexicologia, Lexicografia e Terminologia. Possui o Diploma de Proficiência em Língua Espanhola - DELE. Pesquisa e divulga o uso do dicionário como ferramenta de ensino/aprendizagem na sala de aula de espanhol como língua estrangeira. É membro pesquisador dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Turismo - EITUR/UFPI (Vice-líder no biênio 2019-2020); Lexicologia, Terminologia e Ensino - LETENS/UECE (Vice-líder). É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Léxico e de Espanhol como Língua.

Joyce Magalhães, discente do Curso de Bacharelado em Turismo na UFDPar (Universidade Federal do Delta do Parnaíba). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Turismo (EITUR) e pesquisadora bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI). 

 

Resumo: O presente artigo visa analisar se as informações contidas no dicionário Señas, especificamente nas definições e nos exemplos de uso, são suficientes para auxiliar e facilitar o processo de aprendizagem do estudante de língua espanhola.

Resumen: Este artículo pretende analizar si las informaciones marcadas en el diccionario Señas, específicamente en las definiciones y en los ejemplos de uso, son suficiente para ayudar y facilitar el proceso de aprendizaje del estudiante de lengua española.

Home-page: não disponível

Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 92

Informações bibliográficas: Moreira,  Glauber Lima  & Magalhães, Joyce Chaves. Uma análise sobre como os verbetes em Língua Espanhola podem conatribuir no processo de aprendizagem do estudante de Língua Estrangeira.  In: Hispanista n.92[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo720.htm

 

 

marcador1.gif (1653 bytes)