quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

 

 

 

 

 

 

      744   A paródia gestual do neopícaro Carlitos               

Nome do Autor:  Suely Reis Pinheiro

                 suely@hispanista.com.br

Palavras-chave:  Carlitos - gestual - neopícaro

Currículo: doutora em Literaturas Espanholas e Hispano-Americana, pela USP com a tese Carlitos: a paródia gestual do herói. Mestre em Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas pela UFRJ com a dissertação Garabombo: um pícaro politizado. Graduada em Letras Neolatinas pela UFF, professora aposentada da UFF, editora da revista virtual Hispanista e diretora do website Hispanista. Áreas de pesquisa: literatura e outras linguagens. Possui vários trabalhos publicados no Brasil e no Exterior - O mundo cromático e polifônico na obra de Cora Coralina, La imagen de la mujer baiana y brasileña en la lucha por la independencia del Brasil (CEMHAL), Sons e vozes da África: ecos de uma religiosidade de resistência. Publicou com Claudia Luna o livro Do riso e da luta –Ensaios sobre Manuel Scorza.

Resumo: Mario González, na sua obra A Saga do Anti-Herói acentua os caminhos dos novos pícaros no mundo moderno. Para ele, enquanto o pícaro tem a função de “desmascarar a sociedade para se provar merecedor de integrar-se nela” (GONZÁLEZ,1990, p. 353), o personagem neopícaro formula “a possibilidade de uma sociedade diferente e contraposta àquela em que o malandro se movimenta.    O neopícaro é o pícaro do século XX com outros matizes. Continua fruto de antagonismos de classes, mas sob outras condições de opressão, de que resulta renovada forma de luta.

Resumen: Mario González, en su obra A Saga do Anti-Herói (1990), acentúa los caminos de los nuevos pícaros en el mundo moderno. Para él, mientras el pícaro tiene la función de desenmascarar la sociedad para se probar merecedora de integrarse a ella” (GONZÁLEZ,1990, p. 353), el personaje neopícaro formula “la posibilidad de una sociedad distinta y en contraposision a la del  "malandro" se movimienta.  El neopícaro es el pícaro del siglo XX con otros matices. Sigue fruto del antagonismos de clases, pero bajo otras condiciones de opresion, de la cual resulta una nueva manera de lucha.

Home-page: não disponível

Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 97

Informações bibliográficas: Pinheiro, Suely Reis. A paródia gestual do neopícaro Carlitos. In: Hispanista n.97 [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo744.htm.  

 

 

marcador1.gif (1653 bytes)