quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

 

      748

      Una reflexión sobre la relación entre linguística y didáctica de las lenguas: construyendo una problemática de investigación                                               

Nome do Autor: Leticia Joaquina de Castro Rodrigues Souza  Souza & Florencia Miranda

                 leticiajoaquina@ufc.br

Palavras-chave: Intertextualização - modelo didático de gênero - sequência didática

Currículo:

Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza, Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, realizando estudo pós-doutoral na Universidad Nacional de Rosario. Professora do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa INTERAGE-LE (UFC/CNPQ)

Florencia Miranda, Doutora e Pós-doutora em Linguística pela Universidade Nova de Lisboa. Diretora e Professora da Escola de Línguas da Universidad Nacional de Rosario e do Doutorado em Linguística da mesma universidade.

Resumo: Considerando a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo, nas figuras de Dolz, Gagnon e Mosquera (2009), Dolz e Gagnon (2010), Miranda (2006, 2007 e 2010) e De Pietro e Schneuwly (2003), realizaremos uma reflexão sobre a importância da interface entre linguística e didática das línguas para a construção de um modelo didático de gênero e, posteriormente de uma sequência didática, via intertextualização.

Resumen: Considerando la perpectiva del Interacionismo  Sociodiscursivo, en las figuras de Dolz, Gagnon y Mosquera (2009), Dolz y Gagnon (2010), Miranda (2006, 2007 y 2010) y De Pietro y Schneuwly (2003), reflexionaremos sobre la importancia de la interacción entre lingüística y didáctica de las lenguas para la construcción de un modelo didáctico de género y, posteriormente de una secuencia didáctica, vía intertextualización.

Home-page: não disponível

Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 97

Informações bibliográficas: Souza, Leticia Joaquina de Castro Rodrigues Souza & Miranda, Florencia. Una reflexión sobre la relación entre linguística y didáctica de las lenguas: construyendo una problemática de investigación In: Hispanista n.97 [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo748.htm.  

 

 

marcador1.gif (1653 bytes)