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763 | Sentidos en trânsito (tele) colaborativo: costurando saberes, problematizando estereótipos |
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Nome do Autor: Fábio Marques de Souza & Helaine de Souza Maciel & Helenildo Arruda De Macedo Junior & Rickison Cristiano de Araújo Silva |
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Palavras-chave: Teletandem - crenças - interculturalidade. |
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Currículo: Fábio Marques de Souza: Professor Doutor Associado na Faculdade de Linguística, Letras e Artes (FALLA) e no Programa Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Helaine de Souza Maciel: Doutoranda em Linguagem e Ensino pela UFCG (PPGLE). Integra o Grupo de Pesquisa “O Círculo de Bakhtin em Diálogo” (UEPB/CNPq), na linha TECLIN – Tecnologias, Culturas e Linguagens. Tem experiência em docência e pesquisas sobre formação de professores, ensino de espanhol, tecnologias digitais, telecolaboração (Teletandem) e cinema Helenildo Arruda De Macedo Junior: Professor na Educação Básica da Paraíba. Doutorando em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG). Integra o Grupo de Pesquisa “O Círculo de Bakhtin em Diálogo” (UEPB/CNPq), na linha de pesquisa TECLIN – Tecnologias, Culturas e Linguagens. Pesquisa ensino-aprendizagem de línguas, crenças, multiletramentos, tecnologias digitais e telecolaboração (Teletandem). Rickison Cristiano de Araújo Silva: Professor no curso de Letras-Espanhol da UERN. Pós-doutorando no PPGFP-UEPB. Doutor e Mestre em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG). Desenvolve pesquisas em Linguística Aplicada, com foco em formação de professores, ensino de línguas mediado por tecnologias digitais, telecolaboração (Teletandem), interculturalidade e decolonialidade.
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Resumo: Este artigo analisa uma sessão de Teletandem Institucional Integrado entre estudantes do Brasil e do México, evidenciando como as crenças se constituem em práticas discursivas mediante desigualdades, estereótipos e subjetividades. A partir da perspectiva dialógica e crítica, discutem-se as potencialidades do Teletandem como espaço de formação intercultural e ética da alteridade. |
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Resumen: Este artículo analiza una sesión de Teletandem Institucional Integrado entre estudiantes de Brasil y México, destacando cómo las creencias se configuran en prácticas discursivas mediante desigualdades, estereotipos y subjetividades. Desde una perspectiva dialógica y crítica, se discuten las potencialidades del Teletandem como espacio de formación intercultural y ética de la alteridad.: |
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Home-page: não disponível |
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Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 100 |
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Informações bibliográficas: Souza, Fábio Marques de & Maciel, Helaine de Souza & Junior, Helenildo Arruda De Macedo & Silva, Rickison Cristiano de Araújo. In: Hispanista n.100 [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo763 .htm. |