quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

      766      Dime qué lees y te diré con quién dialogas: la centralidad de la  intertextualización en propuestas de lectura en Español

Nome do Autor:  Leticia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza & José Luan Alves Furtado

     leticiajoaquina@ufc.br

Palavras-chave: Intertextualização - Comprensão leitora - ensino secundário

Currículo:

Leticia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza, doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, realizando estudo pós-doutoral na Universidad Nacional de Rosario. Professora do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa INTERAGE-LE (UFC/CNPQ)

José Luan Alves Furtado, graduando em Licenciatura em Letras Português/Espanhol e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFC), no período de 2024 a 2025, sob orientação da Profa. Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza. Integra o grupo de pesquisa INTERAGE-LE (UFC/CNPq). Seus principais interesses e áreas de investigação abrangem análise de gêneros textuais, estudos sobre intertextualização, ensino de línguas, práticas de ensino e elaboração de materiais didáticos.  

Resumo: Este trabalho propõe atividades de leitura para estudantes do Ensino Médio, alinhadas com a BNCC (2018), centradas na competência textual a partir da intertextualização, discutida em Miranda (2006, 2007 e 2010). Para isso, foram selecionados materiais do ambiente digitak Instagram, considerando um enfoque téorico-empírico qualitativo.As atividades buscam desenvolver a leitura crítica e ampliar os saberes sobre as práticas digitais.

Resumen: Este trabajo propone actividades de lectura para estudiantes de español de secundaria, alineadas con la BNCC (2018), centradas en la competencia textual desde la intertextualización, discutida en Miranda (2006, 2007 e 2010). Para ello, se seleccionan materiales del entorno digital Instagram, planteándose un enfoque teórico-empírico cualitativo. Las actividades buscan desarrollar la lectura crítica y ampliar los saberes sobre las prácticas digitales.

Home-page: não disponível

Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 100

Informações bibliográficas: Souza, Leticia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e & Furtado, José Luan Alves. Dime qué lees y te diré con quién dialogas: la centralidad de la   intertextualización en propuestas de lectura en Español. In: Hispanista n.100 [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo 766.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes)