EDITORIAL Nº 100

 EDITORIAL 100

Nosso portal está adornado com a imagem de San josé y el niño Jesús, de pintor anônimo, pintura cusquenha do século XVIII. O quadrimestre que corresponde aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2025 apresenta os seguintes autores:

DO BRASIL

Denise  Pini Rosalem da Fonseca é arquiteta e urbanista, com mestrado em Latin American Studies e doutorado em Historia Econômica e Social.  Foi Co-fundadora e Editora chefe de Historia y Vida, co-fundadora e Editora de Anónimos Latinos; co-fundadora e directora executiva do Instituto de Educação Socioambiental E.V.A. Diretora socioambiental de PAROLE Consultoria e Representação e Fundadora e  Editora chefe da Revista Letramento SocioAmbiental.

Fábio  Marques de Souza, professor Doutor Associado na Faculdade de Linguística, Letras e Artes  e no Programa Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba. Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG).

Helaine de Souza Maciel: doutoranda em Linguagem e Ensino pela UFCG. Integra o Grupo de Pesquisa “O Círculo de Bakhtin em Diálogo”, na linha TECLIN – Tecnologias, Culturas e Linguagens. Tem experiência em docência e pesquisas sobre formação de professores, ensino de espanhol, tecnologias digitais, telecolaboração (Teletandem) e cinema.

Helenildo Arruda De Macedo Junior, professor na Educação Básica da Paraíba. Doutorando em Linguagem e Ensino. Integra o Grupo de Pesquisa “O Círculo de Bakhtin em Diálogo” , na linha de pesquisa TECLIN – Tecnologias, Culturas e Linguagens. Pesquisa ensino-aprendizagem de línguas, crenças, multiletramentos, tecnologias digitais e telecolaboração (Teletandem).

Manoel de Andrade, poeta, pesquisador e ensaísta, com vários livros publicados no Brasil e no exterior.

Ricardo Hiroyuki Shibata, professor  da  Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Graduado em Letras, mestre e doutor em História/Teoria Literária (UNICAMP/Universidade Nova de Lisboa). Pos-doutorado em História da Cultura e das Mentalidades.

Rickison Cristiano de Araújo Silva, professor no curso de Letras-Espanhol da UERN. Pós-doutorando no PPGFP-UEPB. Doutor e Mestre em Linguagem e Ensino. Desenvolve pesquisas em Linguística Aplicada, com foco em formação de professores, ensino de línguas mediado por tecnologias digitais, telecolaboração (Teletandem), interculturalidade e decolonialidade.

Suely Reis Pinheiro, doutora em Literaturas Espanhola e Hispano-Americana, pela Universidade de São Paulo-USP. Mestre em Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Professora aposentada da Universidade Federal Fluminense. com vários artigos publicados no Brasil e no exterior. Diretora do website Hispanista.  Editora da revista virtual Hispanista.

DA ESPANHA

Juan Marcelino González Soto, doutor com tese sobre Manuel Scorza. Publicou poetas hispano - americanos, estudou  poetas espanhóis.    Recebeu o xiii Premio Fábula Literaria Vicente Zabala. Autor de vários poemas inclusive em língua catalã. 

EM VIDA&POESIA  

Manoel de Andrade com

Oração do peregrino.

EM HISTORIA 

Denise Pini Rosalem da Fonseca com

Los sencillos elementos del quehacer cotidiano: la salvaguardia del patrimonio cultural inmaterial latinoamericano.     

EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS  Fábio Marques de Souza, Helaine de Souza Maciel, Helenildo Arruda De Macedo Junior, Rickison Cristiano de Araújo Silva com

Sentidos en trânsito (tele) colaborativo: costurando saberes, problematizando estereótipos.

EM ESTUDOS LiTERÁRIOS

 Juan Marcelino González Soto com

Entre los árboles, islas dormidas. Veintidós poemas de Manuel Scorza.

Ricardo Hiroyuki Shibata com

Desaciertos y maldades que ponen el Estado en peligro. O pensamento moral, econômico e político na Espanha de Antigo regime .

Suely Reis Pinheiro com Cânticos da Terra no espaço da polifonia e do cromatismo: o social e o político na confluência antropofágica das vozes de Cora Coralina e Candido Portinari.

                                             

Agradecemos aos autores que colaboraram com o número 100 de Hispanista e pedimos as bençâos de São José.

Suely Reis Pinheiro