Editorial 41
Com a imagem da Mãe de Deus, da cidade de Kazan, Rússia, lançamos a Hispanista de número 41, referente aos meses de abril, maio e junho de 2010.
Neste número temos autores da Brasil, da Guiné Equatorial, do México, da Venezuela.
Do Brasil:
Adelto Gonçalves, professor, jornalista, doutor em Literatura Portuguesa e mestre em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana.
Bárbara Maria Santos Caldeira, historiadora, mestre e doutoranda em História e professora da Faculdade de Tecnologia Empresarial.
Manoel de Andrade, poeta e conferencista, com vários livros publicados no Brasil e no Exterior.
Patrícia Gomes Germano, mestre em Literatura e Interculturalidade, com Especialização em Linguística e Literatura, professora e Secretária Adjunta de Educação de Aroeiras, na Paraíba.
Taciana Maria Bahls, licenciada em Letras Português-Espanhol, com especialização em Estudos de Língua e Literatura Espanhola e professora colaboradora da Universidade Estadual Centro-Oeste, Paraná.
Cibele Krause-Lemke, mestre em Lingüística Aplicada, doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo e professora da Universidade do Centro-Oeste, Paraná.
Da Guiné Equatorial:
Gisèle Avome Mba , doutora em Estudos Ibéricos e Latino-Americanos pela Universidad de Toulouse le Mirail, França e professora de Literatura Hispano-Americana e de Língua Espanhola na Universidad Omar Bongo, Libreville.
Do México:
Guillermo Schmidhuber de la Mora, autor, crítico literário e premiado professor com cátedra na Universidad de Guadalajara.
Da Venezuela:
Alexis Márquez Rodríguez, crítico literario e professor da Universidad Central de Venezuela.
Em VIDA&POESIA, Manoel de Andrade apresenta o poema Liberdade.
Em WEBLÍNGUA, Aléxis Márquez Rodríguez esclarece os termos Veracidad, Ego, Sendos.
Em ESTUDOS LINGUÍSTICOS, Taciana Maria Bahls e Cibele Krause-Lemke apresentam O voseo na argentina: uma análise de seu percurso histórico e contextos de uso a partir de histórias em quadrinho de Mafalda.
Em ESTUDOS LITERARIOS tenemos los siguientes autores:
Adelto Gonçalves, con O mundo (picaresco) de Mendoza.
Bárbara Maria Santos Caldeira con Cristovão Colombo pelos caminhos dos descobrimentos: alteridades, espaços, interações e o encontro entre as várias formas de historiar.
Gisèle Avome MBA con Rasgos costumbristas y mágicos en: cuando los combes luchaban y todas las sangres.
Patrícia Germano com La muerte y a morte de Quincas Berro Dágua: una metáfora del malestar humano ante las conductas sociales.
Guillermo Schmidhuber de la Mora, com De Martí a García Márquez: Cien años de libertad— Ensayo de imaginación.
Seguimos com muitos projetos e novos autores. Agradecemos a todos que colaboraram com o número 41 de Hispanista. Que a Mãe de Deus possa nos abençoar sempre.
Suely Reis Pinheiro