Nosso Portal vem fortificado com a imagem de São Pedro, celebrado no dia 29 de junho, do pintor italiano, Guido di Graziano. O trimestre que corresponde aos meses de maio, junho e julho de 2011, apresenta autores do Brasil, da Espanha e da Venezuela.
Do Brasil:
Ana Lúcia Trevisan, doutora em Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela Universidade de São Paulo e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisadora em Literatura Comparada e Literaturas Estrangeiras Modernas.
Elda Firmo Braga, doutora em Letras Neolatinas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestra em Literaturas Hispânicas, pela Universidade Federal Fluminense. Professora de Literaturas Hispânicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Ivana Ferigolo Melo, graduada e mestre em Letras – Espanhol e respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda em Literatura Espanhola e Hispano-Americana na Universidad de Salamanca. Professora titular de Literaturas de Língua Espanhola da Universidade Estadual do Mato Grosso.
Ewerton de Freitas Ignácio, licenciado em Letras Português - Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre e doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista. Professor Titular de Literatura Brasileira no Departamento de Letras da Universidade Estadual de Goiás.
Manoel de Andrade, poeta e conferencista, com vários livros publicados no Brasil e no Exterior.
Regina Kohlrausch, doutora em Teoria Literária, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Professora de Literatura de Língua Espanhola, Teoria Literária, Metodologia e Prática de Ensino de LE, da PUCRS.
Da Espanha:
Magdalena Aguinaga Alfonso, doutora em Literatura Espanhola pela Universidad de Santiago de Compostela. Catedrática de Língua e Literatura Espanhola do Ensino Médio em I.E.S. Carlos Casares de Vigo, Galícia, Espanha.
Da Venezuela: Alexis Márquez Rodríguez, venezuelano, crítico literário e professor da Universidad Central de Venezuela.
Em VIDA&POESIA, Manoel de Andrade apresenta Canto aos Marginais.
Em WEBLÍNGUA, Aléxis Márquez Rodríguez esclarece Errores.
Em CRIAÇÃO, temos o artigo: Entre o campo e a cidade: o lustre de Clarice Lispector por Ewerton de Freitas Ignácio.
Em ESTUDOS LITERÁRIOS temos os seguintes autores:
Ana Lúcia Trevisan com La Virgen y La Llorona: voces marginadas en la novela corta “La Señora de la Fuente”, do escritor mexicano Luis Arturo Ramos.
Elda Firmo Braga com O questionamento sobre certas verdades e a simbologia do silêncio na pentalogia scorziana.
Magdalena Aguinaga Alfonso com El Abuelo de Pérez Galdós en la última versión cinematográfica de José Luis Garci.
Regina Kohlrausch com A criação ficcional e o jogo da leitura literária em Gonzalo Torrente Ballester.
Agradecemos a todos que fazem parte deste número de Hispanista. E pedimos a São Pedro que nos dê a chave para abrir as portas de um novo caminho cheio de força e harmonia nesse nosso mundo incerto e ameaçador.
Suely Reis Pinheiro