EDITORIAL Nº48

Nosso Portal está embelezado com a imagem do Cristo Redentor, em homenagem à cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, festejada em 01 de março. O trimestre que corresponde aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2012, apresenta autores do Brasil, da Espanha e da Venezuela.

Do Brasil:

Ana Cristina dos Santos, doutora e professora do Mestrado do Departamento de Letras Neolatinas da  Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.

Leandro da Silva Gomes Cristóvão, graduado em Letras, Especialista em Língua Espanhola, mestre em Letras Neolatinas, doutorando de Estudos da Linguagem.

Manoel de Andrade, poeta e ensaísta, com vários livros publicados no Brasil e no Exterior.

Renata Martuchelli  Tavela, Licenciada em Letras, mestranda em Literatura Portuguesa e aluna da Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras.  

Taiana Cristina da Rocha Braga, licenciada em Letras, especialista em Literatura Espanhola Contemporânea e pós-graduanda em Literaturas Hispânicas na Faculdade de Letras da UFRJ.  

Da Espanha:

Ana I. Carballal, doutora, professora na Universidade de Nebraska em Omaha e mestre em Língua Espanhola e literatura hispano-americana.  

Magdalena Aguinaga Alfonso, doutora em Literatura Espanhola, Catedrática de Língua e Literatura Espanhola do Ensino Médio em I.E.S. Carlos Casares de Vigo.

María Dolores Aybar Ramírez, licenciada em Filologia Francesa, mestre em Letras Modernas,  doutoranda em Estudos Literários, docente de Literatura Espanhola na UNESP.  

Da Venezuela:

Alexis Márquez Rodríguez, crítico literário e professor da Universidad Central de Venezuela.

Em VIDA&POESIA Manoel de Andrade apresenta Nos Rastros da utopia.

Em WEBLÍNGUA Aléxis Márquez Rodríguez explica Genéricos. 

Em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS Leandro da Silva Gomes Cristóvão presenta Imagens de si no discurso de professores de Espanhol Língua Estrangeira.

 Em ESTUDOS LITERÁRIOS temos os seguintes autores:

Ana Cristina dos Santos e Renata Martuchelli Tavela com Malinalli: a reconstrução identitária de uma personagem histórica.   

Ana I. Carballal com La parodia y su articulación en la obra de Marco Antonio de la Parra: King Kong Palace y La secreta obscenidad de cada día.

Magdalena Aguinaga Alfonso com Dos poetas frente a frente: Ernestina de Champourcin y Rosalía de Castro.

María Dolores Aybar Ramírez com Juana I en el exilio del franquismo.

Taiana Cristina da Rocha Braga com Problemas da pós-modernidade: a diluição do herói na literatura hispânica.

 

Sob as bênçãos do Cristo Redentor com seus braços abertos sobre nós, começamos o ano de 2012 com muita energia e vontade. Agradecemos aos autores que participam do número 48 de Hispanista, neste  contínuo e gratificante exercício do saber.

 

 Suely Reis Pinheiro